Telefone
WEBMAIL
Intranet
SAPRO
SAPRO

UFBA entrega título de Doutor Honoris Causa a professor Vivaldo Moura Neto

09.02.2017

 

A UFBA concedeu nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, o título de doutor Honoris Causa ao professor Vivaldo Moura Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento aconteceu na sala dos conselhos, na reitoria, às 18h. A honraria celebra o histórico de atuação do profissional, que conta com mais de 43 anos dedicados à pesquisa na área de Ciências Biológicas.

 

Astrofinho

Um dos principais nomes na área de estudos de células gliais – células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios – ele tem em seu currículo 112 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, orientação de 20 dissertações de mestrados e 23 teses de doutorado (há mais sete em andamento) de diversas instituições, entre elas, a UFBA. Atualmente, é coordenador de seis projetos de pesquisa voltados à ciência básica e aplicada. Seu mais recente projeto envolve estudar a biologia celular e molecular dos gliomas humanos, tumores do sistema nervoso central, para melhor diagnóstico e tratamento. Possui ainda dois pós-doutorados, uma realizada na Universidade de Portsmouth, Inglaterra outro no Instituto Pasteur na França.

 

Vivaldo Moura Neto também é responsável por promover a integração de diversos grupos nacionais e internacionais de pesquisa. Sua cooperação junto à UFBA permitiu a participação do Laboratório de Neuroquímica do ICS/UFBA nas seguintes redes: a) Rede Glial/INCT de Neurociência Translacional/CNPq; b) Instituto Virtaul de Glia (iGlia); c) Rede Glial Iberoamericana (RGIA) e d) Rede Glial Luso-Brasileira. Além disso, participou ativamente de um programa sobre interações em neuro-imunologia entre sua instituição de origem e a UFBA.

 

Em razão de sua projeção internacional, atua como professor colaborador ou visitante em renomadas universidades e instituições internacionais. Ainda somam-se ao seu currículo a coordenação da Rede Glial Luso Brasileira e consultoria em importantes órgãos e revistas nacionais e internacionais.

 

O professor titular aposentado do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ é atualmente diretor de pesquisa do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, Rio de Janeiro. Acumula ainda o papel de professor emérito da própria da UFRJ e de professor visitante da Pós-Graduação da Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

 

O título concedido pela UFBA é o segundo da carreira do pesquisador que, em 2013, recebeu a homenagem de doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará.

 

Fonte: UFBA em Pauta, com informações da Agenda UFBA.



FAPEX

Avenida Manoel Dias da Silva, 1.784
Ed. Comercial Pituba Trade - Pituba
CEP: 41.830-001 - Salvador - Bahia
Telefone: 0xx71-3183-8400
webmaster@fapex.org.br

 
 
 
  • Última Atualização Em: 27/04/2017, às 17:02:31.