Publicado em : 27/03/2024 - Atualizado em: 27/03/2024 16:30:17

Visitas do Diretor Executivo da FAPEX de 22/02 a 26/03.

O Diretor Executivo da FAPEX Prof. Antônio Fernando Queiroz, esteve acompanhando autoridades relacionadas com a ciência e a inovação tecnológica, em visitas a laboratórios do Instituto de Geociências (IGEO)/Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Diretor Executivo da FAPEX-Presidente do CONFIES acompanha autoridades em visitas a laboratórios do IGEO/UFBA

O Diretor Executivo da FAPEX (Fundação de Apoio à Universidade Federal da Bahia - UFBA e a outras IFES e ICTs), que também é Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Prof. Antônio Fernando Queiroz, esteve acompanhando autoridades relacionadas com a ciência e a inovação tecnológica, em visitas a laboratórios do Instituto de Geociências (IGEO)/Universidade Federal da Bahia (UFBA).

No dia 22 de março (6ª. feira), Queiroz foi convidado pelo Engenheiro Aristides Pavani Filho e pelos Profs. Olívia Oliveira e André Luís de Souza Sena, para visitar o laboratório onde estão desenvolvendo projeto de inovação tecnológica considerado inédito no Brasil.

Olívia Oliveira, que é Professora/Pesquisadora do Instituto de Geociências (IGEO), Departamento de Geofísica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e também Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação dessa mesma IFES; esteve acompanhada do Eng. Aristides Pavani, que desenvolve suas pesquisas de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO)/IGEO/UFBA; para apresentarem o protótipo de robô humanoide ARTHUR FrancSTEAM, que está em processo de montagem no âmbito de pesquisas integradas que estão sendo desenvolvidas por Aristides no escopo do seu doutoramento, em parceria com o Prof. Dr. André Sena, Vice-Diretor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), órgão da UFBA que fica sediado em Camaçari.

O nome dado ao robô ARTHUR FrancSTEAM é uma sigla que significa Advanced Research and Technology for Humanoid Robots (ARTHUR) Franciscus (em latim, para o Franc) e Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics (STEAM), e esse humanoide se constitui em um projeto inédito da UFBA, servindo ainda para o incentivo ao ensino das ciências básicas e monitoramento ambiental; com aspectos de inovação nas áreas de exploração interdisciplinar da ciência, tecnologia, engenharia, artes, matemática e saúde, pelo menos.

Na visita ao projeto “Arthur”, realizada no dia 22/03, ainda estiveram presentes os Professores Cristovão de Brito (Diretor do IGEO/UFBA), Flora Bacelar (Instituto de Física/UFBA), Horácio Nelson Hastenreiter Filho (Coordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFBA). Posteriormente o grupo recebeu o ex-Senador Inácio Arruda, atual Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Prof. Dayvid Santos, Coordenador-Geral de Tecnologia Social e Economia Solidária do MCTI.

No dia 26/03, 3ª. feira, pela manhã, o Prof. Queiroz, convidado pelo Prof. Ronaldo Oliveira, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, assistiu a palestra do Prof. Luis Manoel Rebelo Fernandes, Secretário Executivo do MCTI, intitulada “Financiamento à Pesquisa e Inovação pelo MCTI”, proferida no auditório do Instituto de Letras da UFBA.

À tarde, foi a vez do Presidente do CONFIES-Diretor da FAPEX voltar ao IGEO/UFBA, juntamente com a Prof. Olívia Oliveira, que desta feita estava acompanhada pelo Prof. Luis Fernandes (MCTI), e pelo Prof. André Pinho Joazeiro, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia (SECTI/BA). Primeiramente o grupo foi recepcionado pela Dra. Sarah Rocha, Coordenadora Técnica do LEPETRO/IGEO/UFBA (Centro de Excelência em Geoquímica: Petróleo, Energia e Meio Ambiente), que mostrou as instalações laboratoriais, onde são desenvolvidas inúmeras pesquisas e produzidas inovações tecnológicas, como consequência dos projetos de Professores/Pesquisadores e Alunos da UFBA, de outras IFES e ICTs brasileiras parceiras e também de outros laboratórios internacionais que trabalham em cooperação. Posteriormente, a Dra. Danusia Lima, especialista em Biotecnologia do LEPETRO, foi convidada para falar um pouco dos produtos de inovação tecnológica que estão sendo desenvolvidos nesse complexo laboratorial, reconhecido como um dos mais importantes e capacitados analiticamente centros de pesquisa e inovação do Brasil, nas temáticas da geoquímica orgânica (notadamente petróleo), da geoquímica ambiental e da biogeoquímica.

No prosseguimento da visita ao IGEO/UFBA, os Professores Olívia e Antonio Fernando, juntamente com os Secretários Luis Fernandes (MCTI) e André Joazeiro (SECTI/BA), foram até o laboratório onde está sendo desenvolvido o robô humanoide ARTHUR FrancSTEAM, quando foram recebidos virtualmente pelo Doutorando Aristides Pavani, que diretamente de São Paulo controlou ARTHUR e pode mostrar algumas de suas aplicações relacionadas à interação entre a geoquímica ambiental e a inteligência artificial (IA).

Em todos os momentos que recepcionou as autoridades que estiveram nos laboratórios de pesquisa e de inovação tecnológica, o Diretor da FAPEX-Presidente do CONFIES enfatizou a importância da parceria entre as IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) e ICTs (instituições de Ciência e Tecnologia) de todo o Brasil, que juntamente com as Fundações de Apoio (FA), conseguem executar, com fluidez e segurança jurídica, projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e desenvolvimento institucional, que beneficiam enormemente toda a sociedade e permitem ações de crescimento que o nosso País tanto precisa.