Publicado em : 01/01/2020 - Atualizado em: 19/11/2020 16:46:20

Acessibilidade

O presente portal foi criado com o objetivo de atender às principais diretrizes de acessibilidade emanadas pelos órgãos de controle, que visam a facilitar o acesso de pessoas com deficiência.


Prezados usuários:

 

O presente portal foi criado com o objetivo de atender às principais diretrizes de acessibilidade emanadas pelos órgãos de controle, que visam a facilitar o acesso de pessoas com deficiência, utilizando algumas tecnologias inclusivas, como as teclas de atalho, o alto contraste e a transcrição.

 

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. No âmbito da internet, acessibilidade refere-se principalmente às orientações explicitadas no documento internacional WCAG (World Content Accessibility Guide - Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web) do W3C (World Wide Web Consortium - Consórcio da Rede Mundial de Computadores) e, no caso do Governo Brasileiro, às recomendações constantes no e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). É importante ressaltar que tais recomendações permitem que a implementação da acessibilidade digital seja de fácil execução e conduzida de forma padronizada, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os modelos internacionais, estabelecidos pelo WCAG.

 

Nesse sentido, semelhante aos demais sites nacionais que seguem as diretrizes mencionadas no e-MAG, chamamos a atenção para o fato de que na parte superior do portal desta Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), existe um link de acessibilidade, no qual é possível conferir os atalhos de navegação padronizados e a função de alto contraste, que proporciona a apresentação do texto nas cores preta, branca e amarela, com vistas a beneficiar as pessoas com deficiência visual.

Destacamos ainda que o conteúdo desse portal poderá ser interpretado pelo aplicativo VLIBRAS, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. As citadas funcionalidades estão disponíveis em todas as páginas deste portal (ver imagem abaixo):

 

 

Apresentamos, abaixo, as teclas de atalho padrão do Governo Federal e, por conseguinte, do site desta Fundação:

 

  • Teclando-se Alt + 0 em qualquer página do portal, chega-se ao Menu Institucional.

 

  • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se à página do Coordenador.

 

  • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se à página de Notícias.

 

  • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se à página de Editais.

 

  • Teclando-se Alt + 4  em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao Portal da Transparência.

 

  • Teclando-se Alt + 5 em qualquer página do portal, chega-se ao Rodapé do portal.

 

  • Teclando-se Alt + h em qualquer página do portal, chega-se à Página Inicial.

 

  • Teclando-se Alt + a em qualquer página do portal, chega-se à página de Acessibilidade.

 

  • Teclando-se Alt + c em qualquer página do portal, habilita-se a funcionalidade do Alto Contraste.


  • No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

 

  • Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

 

  • No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

 

Ademais, para melhorar a visualização das páginas, os principais navegadores contam com recursos para ampliação e diminuição das fontes (letras/caracteres). Basta acionar o conjunto de teclas: Ctrl e "+(mais)" para aumentar o zoom da página e Ctrl e "- (menos)", para diminuir o zoom.

 

 Conheça os documentos oficiais sobre acessibilidade:

 

 

 

 

 

 

 Dúvidas, sugestões e críticas:

 

Para obter maiores informações sobre a acessibilidade deste portal, favor enviar e-mail para contato@fapex.org.br.