Telefone
WEBMAIL
Intranet
SAPRO
SAPRO

UFBA e Universidade de Coimbra assinam programa para dupla titulação em Direito

29.03.2017

 

A Universidade Federal da Bahia e a Universidade de Coimbra assinaram, na sexta-feira (24/03), termo aditivo ao acordo de cooperação acadêmica e cientifica entre as duas instituições para estabelecimento do programa de bacharelado/licenciatura internacional em Direito, em regime de dupla titulação. O acordo foi assinado pelo vice-reitor para Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, e o reitor da UFBA, João Carlos Salles, acompanhado pelo diretor da Faculdade de Direito, Celso Luiz Braga de Castro.

 

O programa de mobilidade será composto por três fases. Inicialmente os estudantes deverão cursar os dois primeiros semestres letivos na universidade de origem. Os quatro semestres seguintes serão cursados na universidade de destino, com o posterior retorno à instituição de origem para a conclusão do curso. Através deste percurso, o estudante poderá obter a sua graduação em ambas universidades. O número de alunos selecionados para participar do programa será definido anualmente por acordo entre as duas instituições.

 

Joaquim Ramos de Carvalho, vice-reitor da Universidade de Coimbra, ressaltou o caráter inovador do acordo que permitirá que os estudantes obtenham a dupla titulação, com experiência forense prática e o conhecimento do direito brasileiro, português e europeu, o que, no seu entendimento, facilitará a mobilidade profissional.  

 

O reitor da UFBA celebrou a parceria e disse que a iniciativa contribuirá para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e ampliará o seu campo de atuação. Ele afirmou que o programa terá todo apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais da universidade e também anunciou para o mês de maio o lançamento de um edital para 70 professores visitantes atuarem na UFBA. “Essa ação permitirá a troca de experiências entre professores de diversos países e vai oxigenar as relações entre a UFBA e outras instituições de ensino”.

 

Celso Castro, diretor da Faculdade de Direito da UFBA, apresentou a experiência de projetos como o Observatório da Pacificação Social e Associação Baiana de Defesa do Consumidor, que, em parceria com a unidade de ensino, poderão dar suporte aos estudantes europeus no país. Ele sugeriu ainda que o intercâmbio entre as instituições de ensino seja estimulado através de ações como videoconferências, por exemplo.

 

O programa reforça os laços de cooperação entre as duas instituições de ensino e faz parte de um conjunto de inciativas, que incluem ações de natureza científica nas áreas específicas do Direito e ações como estágios para o desenvolvimento profissional, levando em consideração o fato de que as práticas de internacionalização se apresentam hoje como condição de valorização da vida universitária e como critério de qualidade para o desempenho das universidades.

 

Fonte: UFBA em Pauta.



FAPEX

Avenida Manoel Dias da Silva, 1.784
Ed. Comercial Pituba Trade - Pituba
CEP: 41.830-001 - Salvador - Bahia
Telefone: 0xx71-3183-8400
webmaster@fapex.org.br

 
 
 
  • Última Atualização Em: 22/06/2017, às 12:22:07.