Telefone
WEBMAIL
Intranet
SAPRO
SAPRO

UFBA aprova projetos de 55 jovens doutores

15.02.2017

 

Um total de 55 pesquisadores da UFBA, de diversas áreas do conhecimento, teve seus projetos contemplados no âmbito do novo Programa de Apoio a Jovens Doutores (Propesq), anunciou nesta quinta-feira as Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Criação e de Ensino de Pós-Graduação. Fruto de parceria da Universidade com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), o Propesq é ainda uma experiência piloto no país que, além da UFBA, por enquanto está sendo aplicada apenas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com pequenas diferenças nos termos dos editais entre as duas instituições.

 

A acolhida na UFBA a essa nova modalidade de apoio à pesquisa foi surpreendente: perto de 200 propostas foram submetidas até 14 de outubro passado, em atendimento ao edital do programa lançado em setembro de 2016, destinado a docentes e servidores técnicos com título de doutor obtido até julho de 2011 (na UFAM, apenas a docentes).  O tempo de doutoramento, e não a idade do proponente, é que foi usado para conceituar jovem doutor.  Vale registrar que experiências passadas da própria UFBA inspiraram o desenho do Propesq nos entendimentos com o MCTIC.

 

Chamou a atenção também do comitê científico, responsável pelo julgamento final das propostas, preliminarmente submetidas a assessores ad hoc, o alto nível de qualidade dos projetos apresentados. A demanda qualificada alcançou dois terços do total submetido e mais da metade se encaixou na nota de corte ou acima dela. “Numa escala de 0 a 10, o Comitê estabeleceu 8 como nota de corte para o enquadramento das propostas, e 110 estavam nessa situação.  As 55 com notas mais altas foram então classificadas”, detalhou o coordenador de Pesquisa e Criação, Thierry Petit Lobão. O comitê foi integrado por 12 pesquisadores, da UFBA e de outras instituições, todos de reconhecida competência em suas áreas de conhecimento,

 

Financiamento em parceria

 

O MCTIC destinou ao Propesq na UFBA R$1,5 milhão, daí porque a previsão era de que isso permitisse apoiar por até dois anos cerca de 50 projetos no âmbito do programa, uma vez que o limite do financiamento por proposta era de R$30 mil. A contraparte da UFBA na parceria é representada por uma passagem internacional para o pesquisador contemplado, recursos para publicação de artigos científicos em periódicos, recursos para revisão dos artigos (escritos em inglês) e mais uma bolsa de iniciação científica para um estudante agregado a cada projeto. 

 

As variações nos valores de financiamento pedidos (ver a lista abaixo) permitiu que se chegasse até 55 propostas a serem apoiadas.  Os recursos a respeito da decisão têm dois dias para serem apresentados. E já em março, a UFBA espera que os projetos aprovados comecem a ser implementados. 

 

Veja a lista completa de beneficiados aqui.

 

Fonte: UFBA em Pauta



FAPEX

Avenida Manoel Dias da Silva, 1.784
Ed. Comercial Pituba Trade - Pituba
CEP: 41.830-001 - Salvador - Bahia
Telefone: 0xx71-3183-8400
webmaster@fapex.org.br

 
 
 
  • Última Atualização Em: 27/04/2017, às 17:02:31.