Publicado em : 10/06/2020 - Atualizado em: 11/06/2020 16:59:48

Em dois meses, mais de 1.500 profissionais do Hupes foram treinados para combater a Covid-19

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Hospital das Clínicas realizou treinamentos específicos para o combate à Covid-19 com mais de 1.500 de seus trabalhadores


 

Treinamento

Desde o início da pandemia do coronavírus, o Hospital das Clínicas realizou treinamentos específicos para o combate à Covid-19 com mais de 1.500 de seus trabalhadores. O processo de aperfeiçoamento aconteceu com profissionais de diversos setores do hospital, como Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s), ambulatórios e enfermarias. O objetivo é prestar um serviço de qualidade e atender rigorosamente a todos os protocolos de segurança para colaboradores e pacientes.

A Comissão de Educação Permanente de Enfermagem (Cepe), por exemplo, realizou desde o mês de março treinamentos com a equipe sobre paramentação e desparamentação do profissional na assistência ao paciente suspeito/confirmado com Covid-19. Até o momento, pela estratégia de capacitação adotada, já foram treinadas 305 pessoas da equipe de enfermagem.

“Percebemos que os treinamentos são muito importantes para melhorar a segurança dos profissionais ao prestar assistência ao paciente suspeito/confirmado com Covid-19. Percebemos uma mudança de atitude entre o início e o final das capacitações. Os cuidados essenciais no uso dos EPI contribuem significativamente para aumentar a segurança do profissional. As atividades da Comissão continuarão até o alcance do maior número possível de profissionais”, descreve Valdenir Almeida da Silva, da Cepe.

A Unidade de Vigilância em Saúde e a Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra), ambas ligadas ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP), contabilizam treinamentos com 779 profissionais. Nos treinamentos, são abordadas as medidas de prevenção à Covid-19, entre elas: higienização das mãos, medidas de precaução e isolamento, recomendação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), paramentação e desparamentação.

“Consideramos que os treinamentos são de grande importância para a proteção ocupacional e dos pacientes. Nessas ocasiões, é possível esclarecer aos trabalhadores sobre as condutas a serem adotadas para prevenção da Covid-19, doença nova e que gera muitas dúvidas. Durante os treinamentos, também é possível informar aos trabalhadores sobre os fluxos e protocolos já disponíveis para consulta”, destaca Tiago Pereira, enfermeiro da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hupes.

Cerca de 90% dos profissionais das UTI’s do Hupes foram treinados, entre equipe de enfermagem, fisioterapia e médica. Os treinamentos proporcionam mais segurança para a equipe e um maior domínio para o enfrentamento à pandemia.

A ideia é que os profissionais possam atuar com segurança e promover uma uniformidade nas condutas e direcionamentos específicos. Dentre os destacam-se ontubação orotraqueal em pacientes confirmados/suspeitos de Covid-19, Reanimação Cardiopulmonar em paciente confirmados/suspeitos Covid-19 e Posição Prona.

A Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) também coordenou diversas capacitações e já contou com a participação de 423 trabalhadores, contemplando as áreas médica, de enfermagem e fisioterapia. Atualmente, há a realização dos seguintes treinamentos: Pré-oxigenação, Indução Anestésica, Intubação orotraqueal –  IOT, Ventilação Mecânica Inicial e Ressuscitação Cardiopulmonar –  RCP.

Esses treinamentos ocorrem na Enfermaria 2C, em um ambiente montado para oferecer condições de simulação realística, com uso de manequim apropriado para as manobras respiratórias, ventilador pulmonar e todo aparato necessário para as práticas voltadas ao manejo do paciente com complicações respiratórias.

FONTE: EDGARDIGITAL