Publicado em : 16/09/2020 - Atualizado em: 16/09/2020 13:43:10

Conferência do vice-reitor Paulo Miguez e mapeamento cultural da UFBA marcam abertura do XVI Enecult

O Mapeamento Cultural da UFBA pretende trazer um conhecimento sistemático de como a cultura perpassa toda universidade, tomando o ano de 2019 como exemplo


 

 

 
O vice-reitor da UFBA, professor Paulo Miguez, realizou uma conferência de abertura do XVI Enecult (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura) no dia 15 de setembro, às 9h30.
 
O Enecult 2020 é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), da UFBA e acontece entre 15 e 18 de setembro de 2020. As transmissões acontecerão através do site cult.ufba.br/enecult e do youtube.com/enecult.
 
No dia 15, às 10h30, aconteceu o lançamento do Mapeamento Cultural da UFBA, pesquisa realizada pelo grupo Cult que objetiva conhecer a atuação cultural da universidade no ano de 2019. 
 
Foram analisadas a presença da cultura no ensino (graduação e pós-graduação), na pesquisa e na extensão, bem como a institucionalidade (estrutura e infra estruturas) e os sistemas existentes dedicados à cultura. O Mapeamento Cultural da UFBA pretende trazer um conhecimento sistemático de como a cultura perpassa toda universidade, tomando o ano de 2019 como exemplo. 
 
No Enecult, Angela Andrade (Cult) e Sophia Rocha (Cult), sob coordenação de Albino Rubim (UFBA) apresentarão um dos produtos da pesquisa, um site, com todo conjunto de informações e materiais audiovisuais coletados durante a pesquisa e trabalhados para sua incorporação no site. Além da visitação ao site, será realizada a premiação do concurso para elaboração da logomarca do Mapeamento Cultural da UFBA. O outro produto da pesquisa, um livro, deve ser lançado pela Coleção Cult.
 

FONTE: UFBA