Publicado em : 21/07/2021 - Atualizado em: 21/07/2021 16:02:55

UFRB seleciona alunos para mestrado e doutorado em Ciências Agrárias

São oferecidas sete vagas para o Mestrado e oito vagas para o Doutorado, ambas na Área de Concentração em Agricultura Tropical


imagem sem descrição.

 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre editais para selecionar alunos para os cursos de pós-graduação em níveis de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências Agrárias (PPGCAGR), para ingresso no segundo semestre letivo de 2021.

As inscrições acontecem exclusivamente via internet no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até o próximo dia 28 de julho.

São oferecidas sete vagas para o Mestrado e oito vagas para o Doutorado, ambas na Área de Concentração em Agricultura Tropical, contemplando quatro Linhas de Pesquisa: Produção Vegetal; Solos e Ecossistemas; Biotecnologia e Proteção de Plantas: e Microbiologia Aplicada e Bioprodutos.

Mestrado

Poderão ser admitidos candidatos que possuam o curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas ou correlatas. Poderão ser admitidos os candidatos portadores de diplomas de tecnólogo na área de Ciências Agrárias, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à área de concentração.

Doutorado

Poderão ser admitidos candidatos que possuam o curso de graduação de nível superior em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas ou correlatas. Poderão ser admitidos os candidatos portadores de diplomas de tecnólogo na área de Ciências Agrárias, desde que seus currículos contenham, predominantemente, disciplinas pertinentes à área de concentração; apresentar diploma do mestrado (caso ainda não o possua, apresentar declaração
de defesa indicando o título obtido e a respectiva data de homologação); e histórico escolar do mestrado.

Etapas da seleção

Os candidatos para o mestrado e doutorado serão selecionados com base em três critérios: Análise do Histórico Escolar (HE). O Histórico Escolar será avaliado pelo valor do coeficiente de rendimento global, atribuídas notas na escala de 0 (zero) a 10 (dez); Análise do Currículo Lattes (CL); e Avaliação e defesa do Plano de Pesquisa (PP).

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PGCAGR) tem por objetivo capacitar, no nível de Mestrado e de Doutorado Acadêmico, profissionais da área de Ciências Agrárias ou correlatas, em pesquisa e ensino de alto nível, subsidiando-os com conhecimentos teóricos e práticos na área de concentração de sua competência, por meio de disciplinas (créditos), orientação e desenvolvimento de trabalhos científicos e trabalhos acadêmicos, incluindo treinamento em docência do ensino superior.

O PPGCAGR visa promover o desenvolvimento da capacidade crítica, ética e de metodologia científica para a geração e a difusão do conhecimento científico e da capacidade de buscar soluções para problemas relacionados à área de formação, atendendo à demanda por profissionais qualificados, frente aos novos desafios do agronegócio.

Edital de Mestrado.

Edital de Doutorado.

Mais informalções em ufrb.edu.br/pgcienciasagrarias.

E-mail: ccaab.cppgca@ufrb.edu.br.

FONTE: UFRB