Publicado em : 01/09/2021 - Atualizado em: 01/09/2021 10:34:40

Alunos da Facom vencem prêmio e farão reportagem sobre impacto do agronegócio no cerrado

O tema sugerido pelos estudantes gira em torno dos impactos do agronegócio sobre o bioma e as comunidades do cerrado baiano


Qual pauta pretendem produzir para mostrar a nova cara do mundo que está diante de todos nós? A resposta dos estudantes Luísa da Silva Carvalho e Leonardo Lima dos Santos lhes rendeu uma premiação na décima terceira edição do Prêmio Jovem Jornalista. Alunos da Faculdade de Comunicação da UFBA, Luísa e Leonardo assinam uma das 10 propostas de pauta selecionadas para serem desenvolvidas com o apoio do Instituto Vladimir Herzog, que avaliou a competência técnica, coerência, relevância e senso de responsabilidade social das propostas de reportagem.

O tema sugerido pelos estudantes gira em torno dos impactos do agronegócio sobre o bioma e as comunidades do cerrado baiano. A pauta será desenvolvida em uma reportagem em áudio, com o auxílio de um mentor do instituto e da professora da Facom Lívia Vieira, orientadora escolhida pelos estudantes para acompanhar o processo, do projeto à execução.

Luísa Carvalho explica que a escolha do tema partiu de uma observação pessoal. “Eu cresci na região Oeste da Bahia, onde predomina o cerrado, e sempre vi a devastação do bioma para dar lugar à monocultura de soja e as tensões entre o agronegócio e os pequenos produtores da agricultura familiar e comunidades tradicionais”, explica.

Parceiro de pauta de Luísa desde outros momentos — como a submissão de uma pauta à Agência Pública, em março do ano passado — , Leonardo conta que abraçou a ideia da colega. “Pautar os direitos humanos era uma das características que o Prêmio pedia neste ano. As disciplinas da Facom nos ajudaram a desenvolver nosso olhar para pautas relevantes e diversas, mas também senti que foi muito importante o incentivo que os professores deram para que nós investíssemos no jornalismo em atividades fora da faculdade”, reconhece Leonardo.

Na foto: Luísa Carvalho e do estudante Leonardo Lima (Fotos: Acervo pessoal)

 

Professora dos alunos na Oficina de Jornalismo Digital e agora orientadora no projeto, Lívia Vieira reforça o incentivo. “Achei muito bacana a iniciativa dos dois de participar da atividade, o que é algo que os alunos devem fazer mais. Esse período de 4 anos na Universidade passa rápido, e aqueles que conseguem aproveitar oportunidades como essa têm um processo pedagógico de aprendizagem muito mais completo”, acredita Lívia.

Sobre a importância da participação, Luísa completa. “É importante se atentar ao que está acontecendo. Ficar ligado nas redes, sites, newsletters. Esse tipo de oportunidade não é rara no jornalismo. O período da graduação é o momento pra gente ir testando, não ter receio mesmo e se jogar nas oportunidades que surgem”, afirma.

Acompanhe aqui o Prêmio Jovem Jornalista.

FONTE: EDGARDIGITAL