Publicado em : 13/05/2024 - Atualizado em: 13/05/2024 15:22:03

Diretor da FAPEX participa de painel na UEFS sobre a importância das fundações de apoio

Na 4ª. feira, 08/05, à tarde, o Diretor da FAPEX, que apoia a Universidade Federal da Bahia e outras IFES e ICT’s, e que é também Presidente do CONFIES participou do painel


PRESIDENTE DO CONFIES / DIRETOR DA FAPEX PARTICIPA DE PAINEL NA UEFS, SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS FUNDAÇÕES DE APOIO PARA O AMBIENTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA

Na 4ª. feira, 08/05, à tarde, o Diretor da FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão), que apoia a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outras IFES e ICT’s, e que é também Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Antônio Fernando Queiroz, Professor Titular da UFBA, participou do painel “Financiamento e Fortalecimento da Inovação: Fomento Público e Fundações de Apoio”, a convite da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O painel fez parte do evento “Inova UEFS", que foi uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEFS, juntamente com o Parque Tecnológico da Bahia, que se uniram para promove-lo na sede dessa ICT pública baiana, nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2024. O objetivo, conforme informado pelos organizadores, foi o de estimular e promover a cultura da inovação e do empreendedorismo por meio de apresentações, debates e oficinas com convidados locais, regionais e nacionais, no intuito de contribuir significativamente para o crescimento do ecossistema de inovação e tecnologia na região.

Participaram da mesa ainda os Professores Handerson Leite (Diretor Geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB); Gesil Amarante (da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC); e como mediadora, a Profa. Raquel Benevides (Coordenadora de Informações Tecnológicas no NIT – UEFS).

Durante sua apresentação, Queiroz falou, dentre outros assuntos afetos às Fundações de Apoio (FA’s), que a Lei nº 14.315, promulgada pelo Governador do Estado da Bahia, Jeronimo Rodrigues, em 2021, que estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, trouxe a possibilidade de FA’s colaborarem com ICT’s de direito público, sediadas no Estado, a exemplo da UEFS. A referida Lei aborda ainda em seu texto a oportunidade das FA’s, “apoiarem projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos”. Todos esses aspectos, juntamente com uma apresentação geral sobre a FAPEX, foram objeto de sua fala.

Queiroz aproveitou ainda a oportunidade para rever amigos, que estavam na plateia do Auditório da UEFS, onde aconteceu a apresentação. Foi o momento de reencontrar com os Professores(as) Taíse Bomfim, Joselisa Chaves, Washington Rocha, Eddy Oliveira e Fabio Bandeira.

Por fim, o Prof. Antonio Fernando elogiou a iniciativa da UEFS e complementou que o momento é extremamente favorável para ações como essas, que contribuirão enormemente para a consolidação do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado da Bahia e concorrerão para a ampliação de parcerias com instituições públicas e privadas, nos âmbitos estadual, nacional e mesmo internacional.