Publicado em : 19/11/2023 - Atualizado em: 20/12/2023 15:55:31

RETROSPECTIVA DO 6º CONGRESSO NACIONAL DO CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONFIES)

O evento aconteceu em Brasília, no espaço da FINATEC (Brasília-DF), entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2023, e contou com Fóruns, Mesas Redondas, Oficinas e outras destacadas atividades relacionadas ao dia-a-dia das Fundações de Apoio.


Na quarta-feira, 29 de novembro, primeiro dia do 6º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), ocorreram os fóruns (Presidentes, Gestores, Procuradores, Contadores, Tecnologia da Informação e Comunicadores).

Na sala onde ocorreu o Fórum dos Comunicadores, profissionais responsáveis por esse destacado setor de fundações de apoio de todo o Brasil acompanharam as palestras, sob a condução da Jornalista Lorena Filgueiras, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará (FADESP/PA). Nesse Fórum, também estiveram presentes o Jornalista Fábio Vilela (TV Globo) e a Doutora em Ecologia Ima Vieira (Museu Paraense Emílio Goeldi/FINEP), todos participantes da mesa “Amazônia, futuro ancestral: comunicação científica, empática e preparada para a COP30”. A COP30 será um encontro que acontecerá no ano de 2025, em Belém, e que convergirá todos os olhares para o Brasil e o grande manancial de material científico que é a Amazônia. Em seu pronunciamento, Fábio ressaltou o desconhecimento ainda latente sobre a região. Já Ima apresentou dados devastadores de depreciação das terras amazônicas, apontando a urgência do fortalecimento de políticas públicas e de ações de conscientização para mitigar os impactos desta realidade no futuro.

No final desse 1º dia aconteceu a Mesa de Abertura, com a temática “Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Em todos esses encontros ocorreram frutíferas discussões que permitiram importantes debates e trocas de experiências entre todos os participantes do evento.

No decorrer do 2º dia do evento, 30 de novembro, teve lugar a Mesa Redonda “Estudos sobre as relações dos órgãos de controle para com as fundações de apoio”. Além dessa, foram produzidas as oficinas “Importação de bens destinados a pesquisa”; “O papel das fundações em questões relacionadas à inclusão social” e; “Atualizações sobre o E-social, a LGPD e o Compliance”. Ainda no final desse mesmo dia realizou-se a premiação da 5ª Edição do Prêmio Boas Práticas de Gestão das Fundações de Apoio de 2023. O objetivo desse concurso foi o de premiar as melhores práticas de gestão das fundações de apoio filiadas ao CONFIES. Ao todo, concorreram ao prêmio este ano 29 projetos, dos quais cinco foram para as etapas finais. O primeiro lugar foi concedido ao projeto Conecta Fiotec: o podcast institucional, criado pela equipe de comunicação da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (FIOTEC), do Rio de Janeiro (RJ). A ideia surgiu como ação estratégica de trazer unicidade para as práticas institucionais e promover o alinhamento de linguagem após diagnóstico interno da fundação e da percepção de que os próprios colaboradores falhavam em entender a atuação da FIOTEC.

As atividades do terceiro dia (01/12) do Congresso começaram com as Oficinas “Disruptura Digital -Estratégias de Transformação Digital, IA, Data Science” e “Atualizações sobre Aspectos da Lei 8958 e questões relacionadas à Bolsas”, que contaram com a participação massiva dos congressistas.

No período da tarde desse 3º dia, ainda com o auditório da FINATEC totalmente lotado, foi a vez da Mesa Redonda com a temática “Incorporação das fundações de direito privado na chamada administração pública”. Para o debate nessa Mesa estiveram presentes a Titular da Secretaria de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho; a Reitora da UnB e Presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura; e a Secretária-Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS), Verena Hitner Barros. A mediação ficou a cargo da Diretora da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica (FAPUR)/UFRRJ, Clarissa Oliveira da Silva, que também é membro do Conselho Fiscal do CONFIES. A Mesa contou ainda com a participação especial do presidente do CONFIES, Antônio Fernando de Queiroz.

Na mediação do debate, Clarissa defendeu o avanço do projeto de neoindustrialização, uma das prioridades do governo federal para estimular a economia verde em meio às fortes oscilações climáticas. Ao mesmo tempo, ela chamou a atenção para o papel positivo das fundações de apoio tanto na gestão de recursos da atividade de mais de 285 instituições de ciência e tecnologia (IFES e ICTs), como na administração de projetos de ensino e pesquisa, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica.

Enfim, o 6º Congresso Nacional do CONFIES atingiu plenamente os objetivos ao qual se propôs, permitindo frutíferos intercâmbios entre públicos relacionados com as fundações de apoio, as quais têm como propósito facilitar ações voltadas para a pesquisa e para a inovação tecnológica no âmbito das instituições que apoiam (IFES e ICTs brasileiras). Ademais, a própria temática do evento, “35 anos do CONFIES: O Papel das Fundações de Apoio para a Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, permitiu que fosse chamada a atenção para assuntos que têm estreita relação com esse ecossistema.

A FAPEX participou ativamente das atividades do Congresso. Estiveram presentes, além do Diretor Executivo, Antônio Fernando, a superintendente, Rosalba Oliveira, a assessora jurídica, Vânia Reis, o gerente de TI, Bruno Oliveira, a gerente de projetos, Rita Pinho, o coordenador de contabilidade, Fredson Araújo e do colaborador do setor de Compras e Serviços, Jorge Lima.

Para conferir a cobertura do 6º Congresso Nacional CONFIES – Acesso, Inclusão e Democratização da CT&I no Brasil, acesse o site https://6congressoconfies.org.br e leia na íntegra as matérias dos jornalistas Monique Pacheco (Fundahc), Thainá Alves (Finatec), Marília Almeida (Fundação RTVE) e Viviane Monteiro (Confies).

Fonte: https://6congressoconfies.org.br