Publicado em : 11/04/2023 - Atualizado em: 11/04/2023 16:49:28

EM VISITA AO RIO, DIRETOR EXECUTIVO DA FAPEX BUSCA PARCERIAS PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Fernando Queiroz visita SENAI CETIQT, UFRJ, Finep, ANP, BPS e petroleiras Enauta, Shell Brasil, Petrobras e a chinesa CNODC.


 Na busca de apoio e parceiras para o fomento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação, o Diretor da FAPEX, Antonio Queiroz, realiza nesta semana uma série de encontros, no Rio de Janeiro, com representantes empresariais e de instituições de ciência, tecnologia e inovação.

Essa agenda iniciada na segunda-feira, 10 de abril, irá até a sexta-feira, 14/04. Nesse período ele se encontrará com representantes de instituições relacionadas às atividades de petróleo: ANP, Enauta, Shell Brasil, Petrobras, a chinesa CNODC e a BPS (Brazil Petroleum Studies).

Na manhã desta terça-feira, 11 de abril, Queiroz visitou a Finep (Financiadora de Estudos e Projeto), onde foi recebido pelo chefe de gabinete da Presidência da agência de fomento científico e tecnológico, Fernando Peregrino, ex-presidente e agora Presidente de Honra do CONFIES. Nessa manhã na FINEP, Queiroz teve contato ainda com o assessor especial da presidência da Agência, Luiz Davidovich, ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Queiroz visitou, na véspera, o SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, referência na produção química e têxtil e considerado um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores indústria. Ele aproveitou essa oportunidade para visitar os laboratórios do Núcleo de Biocombustíveis, de Petróleo e seus Derivados (NBPD), da Escola de Química/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acompanhado nas duas ocasiões pelo Professor Emérito da UFRJ e Coordenador do NBPD, Nei Pereira Júnior.

Já na 4a feira, 12 de abril, pela manhã, o Diretor da FAPEX visitará o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (SPD), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Alfredo Renault, e à tarde estará na petroleira Enauta.

Na quinta-feira, 13, se encontrará com representantes da Petrobras, da CNODC e da Shell.

Finalizando esse ciclo de visitas, na 6a feira pela manhã, Queiroz estará com Márcio Mello, presidente da BPS, que também foi gerente da geoquímica da Petrobras/CENPES durante muitos anos, e volta para Salvador à tarde.

“O objetivo é discutir questões relacionadas ao apoio e a parcerias com essas entidades do mundo do petróleo”, destaca Queiroz, que além de Diretor Executivo da FAPEX é também Presidente do Confies (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) e Professor Titular do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociências (IGEO) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO).

Fonte: Viviane Monteiro