Publicado em : 14/08/2019 - Atualizado em: 14/08/2019 15:50:07

Produções audiovisuais de estudantes da UFBA são destaque em mostra da TVE

Na UFBA, as produções audiovisuais foram desenvolvidas em disciplinas da área de concentração em Cinema e Audiovisual


Seis produções audiovisuais de estudantes da UFBA são destaque na Mostra de Filmes Universitários da TVE. A mostra teve início na terça-feira, 13 de agosto, e segue até o dia 29 exibindo curtas documentais, experimentais e de ficção produzidos por estudantes de universidades públicas baianas. Os filmes serão exibidos de terça a sexta-feira, a partir das 20h, no canal da TVE Bahia, e também podem ser vistos no site da emissora (www.tve.ba.gov.br/tveonline).
 
Na UFBA, as produções audiovisuais foram desenvolvidas em disciplinas da área de concentração em Cinema e Audiovisual, ministradas por professores da Faculdade de Comunicação (FACOM). Dek Tamarit (2017), desenvolvido pelo aluno Marcus Barbosa ao longo da matéria de Edição e Montagem, abre a programação. O aluno já teve o curta indicado para a Mostra SESC Bahia e para o XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema, e diz ter ficado feliz com a seleção. “Dos que produzi, é o meu favorito e tenho muito carinho por ele. Vivo intensamente cada cena e, mais ainda, quando assisto o filme com o público. Ele ganha vida, outras vidas, deixa de ser meu para ser do outro. É por isso que o amor precisa estar presente em cada momento”, declarou Marcus. 
 
A Mostra de Filmes Universitários da TVE conta com outras produções de estudantes da UFBA, no formato de curta, como Ode a Brecht, de Nalbert Guimarães, e A Caixa de 4 Cômodos (2017), produzido pela estudante Ana do Carmo. Há, ainda, o documentário Ê, na mata!, desenvolvido também pela aluna, em conjunto com as estudantes Júlia Morais e Rebeca Thais; Contos de Yemanjá (2016), produzido por Vanessa Aragão, e Fluxo (2018), também realizado pela estudante juntamente com o aluno Igor Algozino. 
 
Também foram selecionadas para a mostra obras de alunos da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), abordando temas como homossexualidade, violência doméstica, redes sociais e meio ambiente. 
 
A exibição das produções acadêmicas de estudantes da UFBA é uma das ações que integram um acordo de cooperação técnica, científica, cultural e artística firmado entre a Universidade Federal da Bahia e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Este convênio foi assinado em junho de 2018, visando a difusão de ações desenvolvidas na Universidade. Outras produções audiovisuais, produzidas pela TV UFBA, já vem sendo exibidas na grade da TVE Bahia, desde setembro do mesmo ano.
 
 
FONTE: UFBA