Publicado em : 28/11/2019 - Atualizado em: 28/11/2019 16:14:04

Ética socioambiental será discutida em evento realizado pela UFOB

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.


A forma como o ser humano lida com o meio ambiente tem sido foco de diversos estudos acadêmicos. Dentre estes, o de ética socioambiental destaca-se por fazer uma abordagem que leva em consideração o conhecimento das comunidades tradicionais na sua relação com a natureza, que se difere em grande medida do modelo tradicional ocidental marcado por um caráter de dominação de humanos sobre as formas de vida não humanas.

Nesta perspectiva, outras teorias têm discutido a necessidade de questionar as relações desiguais de poder e de exploração entre vidas humanas e não humanas, a exemplo da animalista, veganista e ecofeminista. Para debater esses conceitos, a UFOB realizará o evento “Ética socioambiental: contribuições do pensamento ecofeminista”, nesta segunda (2), a partir das 18h30, no Auditório 1 do pavilhão de Aulas 1, do Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras.

A programação do evento contará com a exibição dos documentários “As sementes” (2015) e “Ilha das Flores” (1989), seguido de comentários sobre as produções, lançamento dos livros “Ecofeminismos: fundamentos teóricos e práxis interseccionais (Ape'ku, RJ)” e “Relações interseccionais em rede: feminismos, animalismos e veganismos" (Devires, Salvador) e noite de autógrafos. A primeira publicação é organizada pela professora Tânia Kuhnen, coordenadora do evento, enquanto a segunda conta com um capítulo também dela.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Os participantes receberão certificado de 4h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tania.kuhnen@ufob.edu.br.

Serviço:

O que: “Ética socioambiental: contribuições do pensamento ecofeminista”

Quando: Segunda (2/12), às 18h30

Onde: Auditório 2 do Pavilhão de Aulas 1, no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras

Programação:

18h30 - Recepção

19h00 - Exibição do documentário As sementes (2015) - 30min

19h30 - Exibição do documentário Ilha das flores (1989) - 13min

20h00 - Comentários sobre os filmes - profa. Maria Carolina Martins Mussi

20h30 - Lançamento de livros - apresentação das obras Ecofeminismos (2019) e Feminismos, animalismos e veganismos (2019) – Profa. Tânia Aparecida Kuhnen

21h - Coquetel e autógrafos

FONTE: UFOB