Publicado em : 22/05/2020 - Atualizado em: 22/05/2020 12:32:50

UFRB e Sesab promovem treinamento de intubação orotraqueal para médicos

O treinamento é realizado no laboratório de habilidades do CCS, que dispõe de três simuladores de alta fidelidade para o treinamento de intubação orotraqueal. 


Com o aumento de pessoas com Covid-19, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia iniciou, no dia 07 de maio, um curso prático de intubação orotraqueal com simulação realística para 45 médicos que atuam no Sistema Unico de Saúde (SUS) das cidades de Santo Antônio de Jesus, Jaguaripe, Cruz das Almas, Salinas da Margarida, Ubaíra e Presidente Tancredo Neves.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Leste da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (NRSL/SESAB) e com o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Instituto de Cardiologia do Recôncavo (INCAR). O objetivo é capacitar médicos da região de saúde de Santo Antônio de Jesus para a realização de intubação orotraqueal, no contexto do enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, utilizando-se da tecnologia de simulação realística de procedimento disponíveis no Laboratório de Habilidades do (CCS/UFRB). A intubação é o procedimento inicial para iniciar ventilação mecânica em pacientes contaminados pelo SARS-CoV2 que tem complicações em sua evolução.

O treinamento está sendo realizado no período de maio a junho de 2020, de forma presencial, com duração de 03 horas/turma pelos docentes médicos da UFRB Cleto José Sauer Júnior e Ygor Gomes de Araújo, além dos profissionais: Rita de Cássia Oliveira de Carvalho Sauer (NRSL); Chaider Gonçalves Andrade (UFRB e NRSL) e José Geraldo Castellucci (HRSAJ).

A segurança dos participantes também é uma preocupação da Universidade, assim como a dos docentes que conduzem as atividades e os colaboradores que trabalham no apoio. Para isso, a Universidade adotou medidas de prevenção a contaminação pela Covid-19 como a obrigatoriedade de utilização de material de proteção individual para todos os participantes e medidas de higienização de equipamentos e insumos utilizados durante a prática.

O treinamento é realizado no laboratório de habilidades do CCS, que dispõe de três simuladores de alta fidelidade para o treinamento de intubação orotraqueal. 

curso intubacao1

 

FONTE: UFRB