Publicado em : 22/05/2020 - Atualizado em: 22/05/2020 11:22:09

O Impacto dos Índices Bibliométricos na Formação de Recursos Humanos é tema de webconferência no Congresso Virtual da UFBA

O debate foi realizado no dia 21/05, pelos professores Sérgio Ferreira e Antônio Fernando Queiroz


Com o objetivo de discutir o "Impacto dos Índices Bibliométricos na Formação de Recursos Humanos", estiveram reunidos no dia 21/5, às 8h30, na Sala H do Congresso Virtual da UFBA, os Professores: Sérgio Ferreira, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Docente do Instituto de Química; e Antônio Fernando Queiroz, Diretor Executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e Docente do Instituto de Geociências.      

Durante a webconferência, foram apresentadas diversas ferramentas que possibilitam avaliar o desempenho da produção científica através de índices estabelecidos no âmbito da cientometria, que é o estudo da mensuração e quantificação do progresso científico, baseado em indicadores bibliométricos. Essa foi a 4a versão desse “bate-papo” que os Professores Sérgio e Antônio Fernando sempre realizam, com intuito de atualizar Professores e Alunos a respeito de critérios usados por organismos de fomento à pesquisa, a exemplo da CAPES e do CNPq. Nessas reuniões, com duração aproximada de 4 horas, são discutidos aspectos referentes à produção científica, citações bibliográficas, índices e fatores de impacto, contando com uma ampla participação de Acadêmicos e Docentes. Na apresentação do Congresso Virtual 2020, os palestrantes tiveram que se inserir no interessante contexto compacto do evento, adaptado a uma nova realidade virtual/digital, mas ainda tiveram tempo de responder rapidamente a umas 2 perguntas e se colocaram à disposição para interagirem em outras ocasiões.

O Congresso

Em decorrência da suspensão das atividades por conta da pandemia do novo Coronavírus, a UFBA realiza de 18 a 29/5/2020, pela primeira vez, um Congresso Virtual. O evento visa a funcionar como um espaço de interlocução entre os mais diversos saberes produzidos na universidade, dando visibilidade à sua produção e, ao mesmo tempo, possibilitando um contexto de debate sobre cenários e desafios desse momento.

Confira na íntegra no youtube: