Publicado em : 29/06/2021 - Atualizado em: 29/06/2021 11:33:16

FAPEX participa de curso sobre Fundos Patrimoniais

A iniciativa é voltada para as organizações do terceiro setor.


Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), teve início hoje (29/06/) o curso de "Criação e Gestão de Fundos Patrimoniais (endowments) de C&TI, na Prática", voltado para as organizações do terceiro setor. A capacitação é gratuita e está sendo ofertada pela Plataforma investMCTI na modalidade online e híbrida, com aulas síncronas e tarefas assíncronas. O total da carga horária é de 44 horas.

Dentro do conteúdo previsto haverá debates sobre investimento social privado: Filantropia e Fundos Patrimoniais (Endowments) no Brasil e no mundo; Aspectos Jurídicos para a Constituição de Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I; A Governança Administrativo-Financeira de Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I e a Captação de Recursos para Fundos Patrimoniais (Endowments) de CT&I.

Conheça abaixo o currículo dos professores do citado curso:

Danilo Tissel - Advogado pela Universidade de São Paulo, é diretor Institucional da Social Profit, consultoria jurídica estratégica para criação e manutenção de Associações, Fundações, Institutos Empresariais e Negócios de Impacto Social; estruturação jurídica institucional; fundos patrimoniais. Tem experiência com cursos há alguns anos, via Rede Filantropia, em eventos nacionais e internacionais e também em cursos estruturados pela auditoria Audisa e também no MBA em terceiro setor da FIA Business School. É coordenador do comitê de geração de receita própria da comissão de terceiro setor da OAB/SP.

Priscila Pasqualin - Advogada pela PUC-SP, é sócia responsável pela área de Filantropia, 3º Setor e Investimento Social de Impacto de PLKC Advogados. É uma das autoras do livro “O Legal da Filantropia”, do livro “Fundos Patrimoniais Filantrópicos - Sustentabilidade para causas e organizações” e do artigo técnico “Aspectos Tributários dos Endowments”. É especialista em Direito para o Terceiro Setor, há mais de 20 anos. É assessora jurídica da Coalizão pelos Fundos Filantrópicos, liderado pelo IDIS, que faz o advocacy para uma boa legislação para Endowment no Brasil, tendo contribuído com a redação da Lei 13.800/19.

Cesar Picolo - Advogado, com MBA em Empreendedorismo, Negócios e Startups. Atua há 20 anos no mercado de capitais e como advogado. Foi diretor de produtos estruturados no SLW Corretora, Uniletra Corretora, XP Investimentos, Banco Modal. Está estruturando sua própria asset management atualmente. Já assessorou organizações não governamentais de caráter social e cultural na estruturação de fundos patrimoniais. Ajudou a montar 7 fundos patrimoniais no Brasil, por meio da JEFFREY B. RUBINOFF FUND com parceria com a Toronto Foundation.

Para mais informações acesse o link: http://hportal.investmcti.com.br/escola-mcti-de-estruturas-de-financiamento