Publicado em : 19/10/2021 - Atualizado em: 19/10/2021 11:21:44

Programa Aguapura completa 20 anos e comemora redução do consumo de água na UFBA em 30%

Localizado no quarto andar da Escola Politécnica, o programa Aguapura tem a coordenação da engenheira sanitarista e ambiental Maria do Socorro Gonçalves


O programa Aguapura da UFBA, que atua na sensibilização acerca do uso dos recursos hídricos em todas as unidades da Universidade, completou 20 anos recentemente. Desde sua criação, em 2001, a UFBA já reduziu, em média, o consumo de água em 30%, o que equivale a cerca de 300 mil metros cúbicos por ano. Uma economia de R$ 3 milhões anuais, considerando as tarifas de cobrança de água vigentes.

A economia representa a redução do consumo por pessoa de 42 litros por dia para 15 litros por dia. O volume de água poupado a partir do programa seria suficiente para abastecer, diariamente, cerca de 7.600 pessoas. Junto com outras iniciativas sistemáticas de combate ao desperdício e fomento a uma cultura de utilização racional e sustentável de recursos – aí inclusos água, energia elétrica, telefonia e outros serviços – , o Aguapura demonstra o esforço contínuo da Universidade de otimização de seu orçamento de custeio, que vem sofrendo significativas reduções ao longo dos últimos anos.

Enquanto em 2000 – último ano antes da implantação do programa – o consumo de água na UFBA atingiu o patamar de 450 mil metros cúbicos, em 2019, ano anterior a pandemia, esse número caiu para 220 mil metros quadrados, uma redução de 49%, o menor consumo de água em 19 anos.

Em 2020, ano de início da pandemia da Covid-19, as aulas foram suspensas na UFBA a partir de março, mantendo-se em funcionamento atividades consideradas essenciais, como laboratórios e serviços de jardinagem e limpeza. O volume de consumo no ano foi de 108 mil metros cúbicos. Em 2021, quando houve o retorno de algumas aulas presenciais, o consumo até julho foi de cerca de 44 mil metros cúbicos.

É digno de nota o fato de que, ao longo dos anos, a queda progressiva do consumo de água aconteceu mesmo com a franca expansão da Universidade. De acordo com o UFBA em números de 2019, entre 2014 e 2018, a UFBA ampliou sua área construída em cerca de 32 mil metros cúbicos. No mesmo período, as matrículas em cursos presenciais de graduação e pós-graduação aumentaram 14,8%. Atualmente, a UFBA tem 395,5 mil metros quadrados de área construída, além de 294,4 mil metros quadrados de área verde, que também requerem cuidados. A população de usuários da Universidade ultrapassa as 50 mil pessoas, somados estudantes, técnico-administrativos, terceirizados e docentes.

Localizado no quarto andar da Escola Politécnica, o programa Aguapura tem a coordenação da engenheira sanitarista e ambiental Maria do Socorro Gonçalves. A servidora técnica-administrativa, mestre em Engenharia Ambiental Urbana, está no programa desde 2009, tendo exercido a vice-coordenação até 2018, enquanto o coordenador era o professor Asher Kiperstock – idealizador da iniciativa junto com os professores Ednildo Torres e Pedro Ornelas. Ela destaca a importância da participação das unidades da UFBA no controle de uso da água, “devido a possibilidade de identificar com a maior brevidade os vazamentos e perdas evitando assim o gasto do dinheiro público, o que é de grande importância diante de tantos cortes no nosso orçamento”.

Nos dias 14 e 15 de outubro, foi realizado o evento Programa Aguapura: 20 anos de História, que contou com minicursos sobre racionalização do uso da água em edificações e introdução ao licenciamento ambiental, além de palestras.

Fonte: EdgarDigital