Publicado em : 13/03/2024 - Atualizado em: 13/03/2024 14:42:29

Visitas do Diretor da Fapex, em Brasília, de 26/02 a 01/03.

Durante a semana em que esteve em Brasília, de 26/02 a 01/03/2024, o Prof. Antônio Fernando Queiroz, Presidente do CONFIES/Diretor da FAPEX, participou de uma extensa agenda


DIA 26/02

Diretor da FAPEX realiza reuniões na Câmara dos Deputados

No dia 26/02/2024, pela manhã, o Diretor da FAPEX, Prof. Antônio Fernando Queiroz, se reuniu em Brasília com a Assessora Jurídica da FIOTEC-RJ, Advogada Mariana Magalhães, para se prepararem para a audiência que aconteceria no período da tarde, com o grupo que assessora a Deputada Federal Luisa Canziani. Essa mobilização teve como objetivo discussões que preveem a reformulação da Lei 8958/94, a chamada Lei das Fundações de Apoio.

Antonio Queiroz, que também é Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ainda Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), está em Brasília esta semana para cumprir uma movimentada agenda, que prevê essa e outras reuniões de trabalho.

Mariana Magalhães é Assessora Jurídica da FIOTEC, Fundação de Apoio à FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, e também Secretária do Colégio de Procuradores do CONFIES.

No período da tarde, Queiroz e Mariana estiveram no gabinete da Deputada Luisa Conziani e discutiram com os Assessores Eder Bernardes e Antônio Gabriel, aspectos do Projeto da Lei que deverá substituir a 8958/94.

As discussões foram proveitosas e foram apresentadas sugestões que a Assessoria da Deputada Canziani prometeu estuda-las para dar continuidade ao processo que deverá possibilitar que as Fundações de Apoio possam ingressar realmente nos aspectos trazidos pelo Marco Legal da Ciência Tecnologia e Inovação, com a segurança jurídica para tal, contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

 

27/02

FAPEX e CONFIES participam de visita ao TCU

Na terça feira, dia 27/02, o Diretor Executivo da FAPEX (Fundação de Apoio à UFBA e a outras IFES e ICTs), Prof. Antônio Fernando Queiroz, que também é Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) e ainda Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), teve a oportunidade de participar de visita de cortesia à Unidade de Auditoria em Educação, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na ocasião, Queiroz, que estava acompanhado da Sra. Solange Valeriano, Secretária do CONFIES, fez uma apresentação contando um pouco da trajetória desse Conselho, criado em 18/12/1988. Foram abordados igualmente aspectos relacionados à Lei 8958/1994, que rege atualmente as atividades das Fundações de Apoio (FA), dentre outros assuntos.

No andamento da apresentação, Queiroz ainda falou sobre a importância do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e, na sequência, complementou tratando da tríplice hélice, estrutura teorizada a partir de 1990, e que vem sendo objeto de discussões, no intuito de agregar Governo, Indústria e Universidades, que certamente continuarão contando com o apoio das FA nessa importante fase da neoindustrialização brasileira.

Após sua explanação, o Prof. Antonio Fernando se colocou à disposição, quando respondeu às perguntas dos Auditores que acompanharam o relato. Também foi a oportunidade para apresentar algumas sugestões à Unidade de Auditoria em Educação do TCU, no intuito de permitir uma maior e melhor compreensão do trabalho desenvolvido pela parceria entre as IFES, ICTs e as Fundações de Apoio.

Na visita de cortesia, o Diretor da FAPEX - Presidente do CONFIES e a Secretária Solange foram recebidos pela Auditora-Chefe da AudEducação/TCU, Sra. Ana Paula Silva da Silva, e também pelo Auditores das Diretorias responsáveis pelas Universidades e Institutos Federais, Senhores Paulo Malheiros e Leandro de Brum, juntamente com outros membros das equipes da Unidade de Auditoria em Educação do TCU.

 

28/02

Diretor Executivo da FAPEX - Presidente do CONFIES visita a CAPES e retoma discussão sobre possibilidades de parceria

O Diretor Executivo da FAPEX (Fundação de Apoio à Universidade Federal da Bahia - UFBA e outras IFES e ICTs), que também é Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), Prof. Antônio Fernando Queiroz, em companhia da Secretária desse Conselho, Sra. Solange Valeriano, estiveram na quarta-feira, 28/02, com uma comissão da CAPES liderada pelo Prof. Laerte Guimarães Ferreira Junior - Diretor de Programas e Bolsas no País, que estava acompanhado da Sra. Priscila Lelis Cagni - Coordenadora-Geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País, do Sr. Igor Secundo - Coordenador de Fomento a Eixos Estratégicos Nacionais e do Sr. Alexandre Marafon Favero - Coordenador-Geral de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Programas.

Na reunião, Queiroz, que também é Professor Titular da UFBA,retomou discussões iniciadas em 2023, visando verificar possibilidades de parceria entre o CONFIES e a CAPES.

Nas tratativas realizadas, o Prof. Laerte mostrou interesse também em obter o quantitativo de bolsas fornecidas no âmbito dos projetos administrados pelas Fundações de Apoio (FA), a fim de melhor compreender a distribuição e lacunas de bolsas no contexto do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

O foco do encontro, entretanto, foi o de serem verificadas possibilidades das FA estabelecerem parcerias com a CAPES, no intuito de fortalecer o ecossistema de pós-graduação brasileiro, a fim de contribuir para as ações de ensino, pesquisa e inovação tecnológica encabeçadas por aquele órgão do Ministério da Educação.

 

29/02

FAPEX-CONFIES realiza visita de cortesia ao Diretor Científico do CNPq

Na quinta-feira, 29/02/2024, o Diretor Executivo da Fundação FAPEX, que apoia a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outras IFES e ICTs Presidente do CONFIES - Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, Prof. Antônio Fernando Queiroz, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e também, realizou visita de cortesia ao Prof. Olival Freire Júnior, Diretor Científico do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Durante a visita, onde inclusive o Prof. Antonio Queiroz foi convidado pelo Prof. Olival para almoçar, foram tratados diversos assuntos, a exemplo daquele relacionado ao Projeto de Lei que substituirá a Lei 8958/94, chamada “Lei das Fundações de Apoio”. Também tiveram a oportunidade de conversar sobre os compromissos cumpridos e os agendados por Queiroz no período de sua estada em Brasília, na semana de 26/02 a 01/03/2024, quando Queiroz expos algumas das discussões produzidas durante sua ida à Câmara dos Deputados, ao TCU e à CAPES, no intuito de ouvir o Prof. Olival, de quem o Presidente do CONFIES foi aluno na década de 1980.

Além de toda a importância acadêmica do Prof. Olival Freire, ele tem sido um grande incentivador das políticas públicas aplicadas pelo governo e também um forte aliado das Fundações de Apoio, uma vez que anteriormente ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFBA e, mesmo antes disso, vivenciou com grande intensidade a vida de Professor/Pesquisador e, assim, pode ter acesso com muita frequência aos serviços da FAPEX, Fundação de Apoio àquela IFES, para o desenvolvimento dos seus projetos.

 

01/03

Diretor da FAPEX – Presidente do CONFIES dá início ao levantamento de orçamentos e planejamentos da reforma das salas da Sede do CONFIES em Brasília

Durante a semana em que esteve em Brasília, de 26/02 a 01/03/2024, o Prof. Antônio Fernando Queiroz, Diretor Executivo da Fundação FAPEX, que apoia a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e outras IFES e ICTs, e que também é Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), participou de uma extensa agenda que contemplou ainda ações relacionadas à reforma e modernização das salas que compõem a Sede da instituição em Brasília.

Antonio Queiroz, que também é Professor Titular da UFBA, recebeu, juntamente com a Secretária Solange Valeriano, Engenheiros de empresas de construção civil estabelecidas no DF. O objetivo foi o de convidar essas firmas para elaborar levantamentos de orçamentos para a execução da reforma que possibilitará a modernização e a junção das salas que hoje constituem o patrimônio do CONFIES.

Todo o esforço está sendo empreendido no sentido de tornar a sede do CONFIES, em Brasília, um espaço dinâmico e coletivo, que possa servir para que todas as Fundações de Apoio ligadas a este Conselho se utilizem dos ambientes que estão sendo planejados. Almeja-se ainda, que essas salas possam servir para que as instituições associadas realizem reuniões de trabalho, dando o devido acolhimento, seja aos órgãos de fomento, seja para toda e qualquer outra finalidade, que permita o desenvolvimento de suas atividades na Capital Federal.