Publicado em : 24/05/2023 - Atualizado em: 20/12/2023 10:37:20

FAPEX REALIZA 1ª REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DE 2023

A reunião do Conselho Deliberativo da FAPEX teve como foco a apresentação do Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da Fundação.


O Conselho Deliberativo da FAPEX – órgão de decisão superior da Fundação de Apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de outras entidades de ensino e pesquisa –, se reuniu este ano pela 1ª vez, na terça-feira (23 de maio de 2023). O foco da reunião foi a apresentação do Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da Fundação, do ano passado.

Apesar de o encontro ter sido para a Diretoria da FAPEX apresentar um levantamento das ações realizadas no ano anterior, também foi uma oportunidade para os Conselheiros e Conselheiras entenderem um pouco sobre funcionamento e a realidade do dia-a-dia da FAPEX. Nessa reunião, por exemplo, foram apresentados os resultados obtidos pelos diferentes setores da Fundação (Projetos, Jurídico, Compras, Gestão de Pessoas, Prestação de Contas, Contabilidade e Logística).

O encontro contou com a participação do Reitor da UFBA, Prof. Paulo Miguez; do Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Prof. Fábio Josué; e também de outros Professores/Conselheiros da UFBA: Ronaldo Oliveira, Eduardo Mota, Roberto Meyer, Guilherme Bertissolo; e dos Professores/Conselheiros da UFRB: Josival Souza, Heleni Alves e Ana Paula Peixoto.

Em meio à aprovação unânime do Relatório de Gestão e da Prestação de Contas da FAPEX, aconteceram muitas mensagens parabenizando a Fundação. Outras iniciativas ressaltaram o trabalho que toda a equipe vem realizando, contribuindo com ações de educação, ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento institucional, em cooperação com as IFES e ICTs apoiadas (UFBA, UFRB, UFSB, UFOB, IFBA, UNILAB, IFS, UNIVASF, EBSERH); ou mesmo juntamente ao CNPq, a quem a FAPEX se credenciou com o objetivo de auxiliar em importantes demandas dessas Instituições da Bahia e de Sergipe.

 

O papel da FAPEX no “ecossistema” das entidades que apoia

Presentes na reunião, os Reitores Paulo Miguez (UFBA) e Fábio Josué (UFRB) parabenizaram a FAPEX e agradeceram a toda a equipe “pelo trabalho que vem desempenhando, no intuito de consolidar a Fundação que há mais de 42 anos vem contribuindo de forma preponderante para que as Universidades e ICTs apoiados possam continuar cumprindo o importante papel de formação acadêmica, além de pesquisa e atividades voltadas para extensão universitária, tão fundamentais para nossa sociedade.”

 

Gestão da FAPEX

O Diretor Executivo, Prof. Antônio Fernando Queiroz, também presidente do CONFIES; e a Superintendente, Sra. Rosalba Oliveira, estão à frente da FAPEX desde 2016. Nesse período têm procurado pautar suas ações em princípios voltados para os valores definidos pela Fundação, quais sejam: a competência, a ética, a transparência, a interação e a responsabilidade social.

“Todos os dias são tratados assuntos dos mais variados, na tentativa de encontrar soluções que possam contribuir para que os parceiros da IFES e ICTs, que buscam a FAPEX, sejam atendidos na concretização de seus projetos”, afirmou Antônio Fernando. “Em 2022 a Fundação administrou mais R$ 200 milhões, correspondente a um universo de quase 360 projetos, cobrindo as mais variadas atividades: pesquisa; extensão; inovação; desenvolvimento institucional; e serviços técnicos-administrativos”, complementou Rosalba.