Publicado em : 20/04/2023 - Atualizado em: 20/04/2023 13:23:35

DIRETOR EXECUTIVO DA FAPEX E PRESIDENTE DO CONFIES VISITA INSTITUIÇÕES NO RIO DE JANEIRO

Durante sua estada na capital carioca, Antônio Fernando buscou novas parcerias e fortaleceu a importância das fundações de apoio.


Em uma semana no Rio de Janeiro, o Pesquisador Antônio Fernando Queiroz, Diretor da FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão), que é ainda Presidente do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), e também Coordenador Geral do LEPETRO (Excelência em Geoquímica: Petróleo, Energia e Meio Ambiente)/Instituto de Geociências (IGEO)/Universidade Federal da Bahia (UFBA), encerrou na última sexta-feira (14/04), uma extensa agenda. Esse ciclo de visitas, teve como um dos objetivos mostrar a importância do papel das fundações de apoio, que se constituem em um dos principais atores no sistema que envolve a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação nacional; mas também difundir o trabalho do complexo laboratorial LEPETRO/UFBA, visando novos acordos de fomento à pesquisa.

A agenda no Rio foi organizada por uma comitiva formada pela FAPEX, pela UFBA e pelo CONFIES. Na tarde do dia 10/04/23, Antônio Fernando, juntamente com o Professor Emérito da Escola de Química da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Nei Pereira Jr, iniciou visitando o SENAI/CETIQT, instalado no campus da UFRJ-Cidade Universitária-Ilha do Fundão, e logo após o Núcleo de Biocombustíveis, de Petróleo e de Seus Derivados (NBPD), coordenado pelo Prof. Nei.

No dia 11/04, 3ª. feira, pela manhã, foi a vez do Diretor da FAPEX e Presidente do CONFIES estar com o Prof. Fernando Peregrino, Chefe de Gabinete da presidência da FINEP e Presidente de Honra do CONFIES. Nesse encontro ainda esteve presente o Prof. Luiz Davidovich, Assessor do Presidente da FINEP, Celso Pansera.

Na 4ª. feira (12/04) pela manhã Antônio Queiroz esteve em visita a empresa de Petróleo Enauta, acompanhado dos Professores Olivia Oliveira (Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG/UFBA), Ícaro Moreira (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO/UFBA) e José Roberto Cerqueira (Pesquisador do POSPETRO/UFBA). Na Enauta foram recebidos por Aloísio Pellon, Nilo Azambuja, Alexandre Souza e Rebeca Kiperman. Nessa mesma manhã, Antônio Queiroz, Olívia Oliveira e Ícaro Moreira ainda estiveram na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), sendo recebidos por Daniel Vieira, Melissa Mathias, Raphael Moura, José Carlos Tigre, Mariana Franca e Alexandre Kosmalski. Na tarde desse dia, visitaram a FINEP, quando foram acolhidos pelo Presidente Celso Pansera, por Fernando Peregrino (Chefe de Gabinete), por Elias Souza (Diretor de Inovação), por Carlos Alberto Aragão (Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por Carlos Khair, por Ricardo Rosa e por Edgard Rocca, daquela Agência de Inovação e Pesquisa.

Já na quinta-feira (13/04), pela manhã, o titular da FAPEX e do CONFIES, acompanhado da equipe da UFBA, se reuniu com membros do Cenpes/Petrobras, sendo recebidos naquela empresa por Igor Viegas, Igor Rocha, Alexandre Ferreira, Ramsés Capilla, e Cleverson de Oliveira, da Gerência de Geoquímica/Cenpes. Ainda durante a manhã estiveram na empresa de petróleo CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda. Lá estiveram com Zhao Junfeng, Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Zhang Yuelei, Yujin Yuan, Sang Beibei (Bela), Jian Zhao, Guo Yuan e Daniela Hartmann.

Na tarde de 5ª. feira à tarde, foi a vez de Antônio Queiroz e equipe UFBA estarem na empresa de petróleo Shell Brasil, sendo recepcionados por Natália Goes, Jorge Lopez, Camila Farias e Mariane Andrade.

As visitas se encerraram na sexta-feira (14/04), pela manhã, com a ida de Antônio Fernando e equipe UFBA à empresa de estudos petrolíferos BPS (Brazilian Petroleum Studies). Lá a equipe de pesquisadores foi recebida por Márcio Mello, Vladimir Elias e Vanessa Haliburton (virtualmente) e por Oswaldo Pedrosa Jr. (presencialmente).

Em todas essas reuniões, o Diretor da FAPEX, Presidente do CONFIES e Coordenador Geral do LEPETRO, Antônio Queiroz, que também é e Professor Titular da UFBA, destacou que as visitas tinham como objetivo evidenciar a importância do papel das fundações de apoio para que cientistas possam desenvolver seus projetos de pesquisa ou de extensão com tranquilidade e segurança. Além disso, os encontros também visaram estreitar laços e discutir possibilidades de novos acordos de fomento à pesquisa científica e tecnológica.