Publicado em : 02/09/2025 - Atualizado em: 02/09/2025 16:17:47
Em Reunião com a FINEP, Diretor da FAPEX Destaca Papel das Fundações de Apoio no Fortalecimento da Ciência.
Em reunião com a FINEP, o CONFIES destacou o papel das Fundações de Apoio e das ICTs na gestão de recursos e reforçou a importância de parcerias para fortalecer ciência, inovação e impacto social.
Na tarde do dia 28 de agosto, o Prof. Antonio Fernando, Diretor Executivo da FAPEX e Presidente do CONFIES, esteve no Rio de Janeiro, acompanhado de sua Vice-Presidente no Conselho, Profª Sandramara Matias Chaves, e do Assessor Institucional, Bruno Portella. Na ocasião, participaram de uma importante reunião com o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luiz Antônio Elias, e com o Diretor Científico, Carlos Aragão. O objetivo do encontro foi apresentar o CONFIES ao novo Presidente da instituição e reforçar o compromisso com a ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Na ocasião, foi apresentado um panorama do perfil da carteira da FINEP, evidenciando o papel central das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), que acessam tanto recursos não reembolsáveis — verbas de fomento que não precisam ser devolvidas, geralmente aplicadas em pesquisa e inovação — quanto recursos reembolsáveis, que correspondem a financiamentos a serem pagos de volta, em condições diferenciadas, destinados sobretudo a empresas que investem em ciência e tecnologia. Enquanto a maior parte dos valores não reembolsáveis destinados às ICTs é gerida pelas Fundações de Apoio — representando, em média, cerca de 30% da carteira total da FINEP nos últimos anos —, essas instituições também se fazem presentes na carteira de recursos reembolsáveis, graças às parcerias estratégicas que estabelecem com empresas autorizadas a solicitar esse tipo de financiamento. Esse duplo acesso reforça a relevância das ICTs para o fortalecimento do sistema nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação.
Esse diálogo com a FINEP reforça a importância de serem construídas parcerias institucionais que deem segurança jurídica, sustentabilidade e agilidade às Fundações de Apoio, ampliando ainda mais a produção científica nacional, a inovação tecnológica e o impacto social da pesquisa