Publicado em : 17/06/2019 - Atualizado em: 18/06/2019 15:55:51

Grupo da UFRB publica livro sobre atividade física e alimentação saudável na escola

Professores e estudantes participaram da construção da obra que relata experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.


Os professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Teresa Maria Bianchini de Quadros, Alex Pinheiro Gordia e Vanessa Barbosa Facina, acabam de publicar o livro “Atividade Física e Alimentação Saudável na Escola: Um Programa de Educação para a Saúde” pela Phorte Editora. Também participaram da construção do livro nove estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Nutrição da Universidade.

O livro de 304 páginas relata as experiências de dois anos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) intitulado “Promoção da Saúde do Escolar”, realizado em Amargosa, Bahia. O intuito do programa foi contribuir para a formação integral de crianças e de adolescentes estudantes da rede pública de ensino do município de Amargosa por meio de ações de promoção, de prevenção e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno crescimento/desenvolvimento de indivíduos nessa faixa etária.

O livro é composto por três partes com um total de 16 capítulos. A Parte 1 é sobre “A promoção da saúde do escolar e o trabalho interdisciplinar” e está estruturada em dez capítulos, que têm por objetivo apresentar os planos de trabalho das dez oficinas realizadas com os escolares. Na Parte 2, “Envolvendo a comunidade escolar em ações de promoção da saúde”, estruturada em três capítulos, os autores apresentam estratégias que visam facilitar a ação de pais, merendeiras e professoras como agentes promotores da saúde do escolar. A Parte 3 refere-se aos “Relatos de experiência” de petianos, gestores, diretores, coordenação pedagógica e professores de escolas que participaram do programa e foi estruturada em três capítulos que apresentam a percepção dos atores envolvidos no PET Promoção da Saúde do Escolar, com foco na avaliação geral do programa.

FONTE: UFRB