Publicado em : 16/09/2019 - Atualizado em: 16/09/2019 11:12:54

FAPEX apoia Campanha de Prevenção ao Suicídio

Intitulada “Setembro Amarelo”, a referida campanha teve início no Brasil, em 2015, com o intuito de caracterizar a depressão e o suicídio como problemas de interesse público.


Anualmente, durante o mês de setembro, é realizada uma Campanha de Prevenção ao Suicídio. Intitulada “Setembro Amarelo”, a referida campanha teve início no Brasil, em 2015, com o intuito de caracterizar a depressão e o suicídio como problemas de interesse público.

Nesse sentido, em todo o país, no dia 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, são desenvolvidas ações visando a conscientizar à população em prol da saúde mental.

Segundo o Ministério da Saúde (2019), a cada hora no Brasil, o suicídio tira a vida de uma pessoa; enquanto outras três ameaçam cometer o ato, mas não obtém sucesso.

Como identificar os sinais?

O suicídio é um fenômeno complexo, que pode ser cometido por qualquer pessoa. Independe da origem, classe social, idade, orientação sexual, gênero etc.

Quando você passa a identificar os sinais de alerta em pessoas ao seu redor, é possível orientar e buscar ajuda profissional, evitando assim a mencionada prática.

Abaixo, estão listados alguns sinais de alerta:

  1. Manifestação verbal incomum e alteração de conduta.
  2. Preocupação com sua própria morte e falta de esperança.
  3. Expressão de ideias suicidas.
  4. Isolamento.

O que fazer, após identificar os sinais?

  1. Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio.
  2. Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento.
  3. Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa.
  4. Se a pessoa com quem está preocupado(a) vive com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.
  5. Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

  1. CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde).
  2. UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais
  3. Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita)

 

Clique aqui, para acessar o folheto de Prevenção ao Suicídio, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde e Centro de Valorização da Vida