Publicado em : 19/08/2019 - Atualizado em: 20/08/2019 08:40:44

Liga Acadêmica da UFSB promove curso de capacitação em primeiros socorros e simulação realística

O evento marcou a história do primeiro ano de atuação da LAMUE na instituição


Os acadêmicos da Liga Acadêmica de Medicina em Urgência e Emergência da Universidade Federal do Sul da Bahia (LAMUE – UFSB) realizaram, nos dias 3 e 4 de agosto de 2019, no Campus Paulo Freire da instituição, o Curso de Capacitação em Primeiros Socorros e Simulação Realística. O evento promovido pela LAMUE foi aprovado em primeiro lugar no edital “Universidade Promotora de Saúde” da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS) da UFSB e financiado por recursos do Governo Federal. A razão pela qual ele foi idealizado consiste no desejo que a LAMUE possui de contribuir na diminuição de agravos e na promoção de saúde por meio de processos educativos que fortaleçam a tríade ensino-serviço-comunidade.

O primeiro dia do evento se deu com a cerimônia de abertura e composição da mesa de honra que contou com a presença do Prof. Dr. Waldir Ferreti, docente da UFSB e coordenador da LAMUE; Rosana Vaz, coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teixeira de Freitas; Tenente Cleber Moreira, membro do 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM); Jéssica Taís Barreto Jorge, presidente da LAMUE; e, Calila Oliveira Alves, idealizadora e coordenadora do evento e diretora de marketing e comunicação da LAMUE.

O curso contou com a participação de profissionais renomados na área que ministraram 5 eixos temáticos relevantes no âmbito acadêmico no segmento da urgência e emergência. Estiveram presentes os profissionais do SAMU Dra. Nayanne Bulhões Santos Franco, Enf. Igor Santos da Vitória e o Enf. Maximiliano Terra Costa, além do subtenente Jamildo Vilas Boas do 18º GBM e membros da corporação. Para consolidar, na prática, o conteúdo ministrado durante o curso e agregar os conhecimentos prévios dos participantes, foi realizada a simulação realística, momento ímpar na história da instituição, não apenas pela dimensão do evento, mas pela relevância do alto grau de realidade da situação.

Curso LAMUE 2  

Participaram da simulação 24 acadêmicos da UFSB que foram monitorados pelos profissionais ministrantes do curso, pelos membros da LAMUE, pelo Prof. Dr. Hermínio de Asevedo Neto (orientador da LAMUE e docente da UFSB), profissionais do SAMU de Teixeira de Freitas e membros da corporação do 18º GBM do município. Os participantes relataram o impacto positivo do evento tanto para a vida acadêmica e quanto para a vida profissional. No desfecho das atividades, o subtenente Jamildo e o enfermeiro Igor destacaram a relevância do projeto desenvolvido pela LAMUE e a responsabilidade social assumida pela liga. Também, parabenizaram todos os ligantes da LAMUE pela excelência da atividade e informaram a disponibilidade dos serviços (SAMU e Corpo de Bombeiros) para dar continuidade à parceria estabelecida.

O evento marcou a história do primeiro ano de atuação da LAMUE na instituição e chamou a atenção da comunidade acadêmica, de modo geral. Além disso, justifica a importância do incentivo da execução de atividades como esta que ultrapassam os limites das salas de aula, contribuindo para complementar a formação dos estudantes. Além disso, o tema abordado e a metodologia utilizada possibilitam que os estudantes adquiriram habilidades e pratiquem, através da simulação, conhecimentos que serão de fundamental importância para saber lidar com situações imprevisíveis, que podem ser fatais ou impactar drasticamente a qualidade de vida das pessoas.

Agora, os membros LAMUE estão nos preparativos para os próximos eventos em parceria com o SAMU e o 18º GBM. Maiores informações, fotos do evento e publicação de conteúdos na área da urgência e emergência estão disponíveis no Instagram da liga através do endereço @lamueufsb.

 
Curso LAMUE 1
Curso LAMUE 3
Curso LAMUE 4
 
 
 
 FONTE: UFSB