Publicado em : 19/08/2019 - Atualizado em: 19/08/2019 17:10:32

Olimpíada Brasileira de matemática está com as inscrições abertas

A OBM é realizada pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A primeira edição aconteceu no ano de 1.979.


Os estudantes dos cursos do ensino superior do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) podem se inscrever, até o dia 30 de agosto, para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Para participar basta acessar a página www.obm.org.br e realizar a inscrição. A primeira fase acontecerá no dia 13 de setembro, às 18h, no campus. 

Treinamentos às sextas-feiras

Na expectativa de auxiliar a preparação dos interessados em concorrer na OBM e nas diversas competições de matemática ao longo do ano, Acelio Rodrigues — professor que integra a comissão das olimpíadas de matemática do campus, também formada pelos professores Fellipe Leite e Vítor Rios — lembra que sempre às sextas-feiras, das 12h20 às 13h20, na sala 111 (bloco D), os interessados podem acompanhar as aulas preparatórias, que têm como base resoluções de problemas matemáticos.  

E esses treinamentos já renderam bons frutos. É que o campus Salvador, por meio dos estudantes Adauto Oliveira Júnior, Emilly Arcanjo e Lucas Ramos, acabou de alcançar medalhas de ouro, prata e bronze nas competições internacionais Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) e World Mathematics Game Open (WMGO), que ocorreram de 4 a 8 de agosto, na cidade de Taipei, em Taiwan.

A jornada na Ásia começou com os 25 estudantes que enfrentaram no último mês de abril as provas da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), porta de entrada das competições realizadas em Taiwan. Em novembro, haverá uma cerimônia para a entrega dos prêmios aos vencedores das etapas estadual e nacional.  

Londres 2020

Em razão dos resultados, os três foram convidados para participar da London International Youth Science Forum (LIYSF),programada para julho de 2020, durante duas semanas no Imperial College London e no The Royal Geographical Society, em Londres.

LIYSF  é uma conferência que reúne jovens cientistas, com idades entre 17 e 21 anos, de mais de 70 países. Os participantes têm a oportunidade de visitar centros de pesquisa, indústrias, organizações e instituições de pesquisa e laboratórios, incluindo departamentos nas universidades de Oxford e Cambridge.

Olimpíadas Internas do campus

Além da premiação dos vencedores da OIMSF, na mesma ocasião em novembro serão premiadas as conquistas matemáticas dos 41 estudantes que se destacaram durante a "1ª Olimpíada Interna de Matemática do IFBA Campus Salvador".

Acelio explica que para essa olimpíada, foram aproveitados os resultados obtidos a partir da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no último dia 21 de maio.

Uma das principais características da competição criada no campus Salvador, destaca o docente, é que cada participante concorre somente com os que estudam em sua própria série escolar. Por isso, serão premiados aqueles que alcançaram os melhores resultados nas modalidades denominadas primeiro ano, segundo ano, terceiro ano, quarto ano, CIIF (Curso Introdutório ao IFBA) e Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos).

FONTE: IFBA