DATA DE LANÇAMENTO : 23/11/2023 10:57:50

CURSO LIVRE DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA A DEMOCRACIA

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 15/12/2023


 

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Escola de Administração, em parceria com a Escola de Formação Política Luiza Mahin (EFPLM), torna público Edital que estabelece as normas para inscrição no processo seletivo para vagas no Curso Livre de Extensão: Formação de Lideranças para a Democracia.

O curso tem como objetivo a formação de lideranças para práticas político-pedagógicas de difusão de conhecimentos que envolvem a reconstrução da democracia no Brasil, com ênfase nas desigualdades que envolvem as questões de raça, gênero, etnias, religiosidade, meio ambiente e direitos humanos.

O programa do curso, presencial, terá carga horária de 70 horas e acontecerá aos sábados, das 8:30 às 12:30, entre os dias 16 de março e 06 de julho de 2024 nos espaços da Escola de Administração (EAUFBA) e contemplará temáticas como democracia, política, participação social, conflitos sociais, desigualdades de gênero, raça, etnias, religiosidade e questões de natureza didático-pedagógica para formação de lideranças em processos de difusão do conhecimento.

Serão ofertadas, no total, 50 vagas, sendo 25 destas destinadas aos estudantes e servidores técnicos-administrativos da UFBA e as outras 25 vagas para pessoas da comunidade externa, preferencialmente vinculadas a organizações e movimentos sociais. Estas vagas também deverão contemplar pessoas autodeclaradas pretas, paradas ou indígenas. Dentre as vagas destinadas aos estudantes da UFBA, serão reservadas, no mínimo, 5 vagas para pessoas trans (transexuais, travestis e transgêneros), refugiados e quilombolas. Como forma de apoio à participação, os candidatos matriculados receberão auxílio transporte no valor de R$ 200,00 a cada mês do curso (04 meses no total).

O processo de seleção para o curso livre de extensão contempla três critérios: atendimento ao prazo de inscrição, conformidade com a documentação solicitada, aderência aos objetivos do curso e compromisso em relação às atividades previstas.

Para saber outros detalhes sobre o Curso Livre de Extensão: Formação de Lideranças para a Democracia, acesse e leia o edital na íntegra.