Publicado em : 20/11/2019 - Atualizado em: 21/11/2019 09:22:36

Seminário sobre derramamento de petróleo reúne pesquisadores da UFBA de diversas áreas

 O evento será realizado no dia 21 de novembro, às 14h, no Auditório de Videoconferência do Instituto de Geociências (campus de Ondina).


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação promove o I Seminário da UFBA sobre o Derramamento de Petróleo no Litoral Brasileiro, no dia 21 de novembro (quinta-feira) às 14h, no Auditório de Videoconferência do Instituto de Geociências (campus de Ondina), com transmissão ao vivo pela internet em youtube.com/tvufba.
 
O evento congrega um conjunto de pesquisadores da UFBA que vêm se debruçando sobre os diversos aspectos de um dos maiores desastres ambientais da história recente do país: o derramamento de óleo que, há meses, castiga a costa do Brasil, já tendo atingido inúmeras localidades em vários estados.
 
Vários pesquisadores da UFBA, desde o primeiro momento, engajaram-se no esforço de determinar a origem geoquímica do óleo derramado e de orientar acerca das medidas a serem tomadas para mitigar os estragos dele decorrentes, bem como averiguar seus possíveis impactos quer ambientais (ameaça para as reservas biológicas ou áreas de preservação), quer na saúde pública (perigo de contaminação por contato pelas equipes de voluntários e na alimentação da população), quer na avaliação das implicações sociais e econômicas nas áreas afetadas.
 
Com o objetivo de facilitar a troca de informações e fomentar a colaboração entre esses pesquisadores, oriundos de várias áreas de conhecimento, a UFBA estabeleceu um fórum de discussão sobre diversos aspectos envolvidos na questão do derramamento de óleo. No Seminário, os pesquisadores apresentarão e discutirão os principais aspectos do problema, de modo sucinto, em forma de painéis (veja no quadro abaixo).
 
O quê: I Seminário da UFBA sobre o Derramamento de Petróleo no Litoral Brasileiro
Quando: 21 de novembro, às 14h
Onde: Auditório de Videoconferência do Instituto de Geociências (campus de Ondina)
 
 
Fonte: UFBA