Publicado em : 08/06/2018 - Atualizado em: 08/06/2018 17:28:27

CNPq abre edital em parceria com DECIT para projetos de inovação no SUS

CNPq e DECIT abrem edital para apoiar projetos voltados para a geração de novas tecnologias para melhorar atendimento do SUS.


Com o objetivo de apoiar projetos que colaborem com a geração de novas tecnologias no que se refere ao acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq) e o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE) do Ministério da Saúde (MS),  pretende contribuir para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dividido em quatro principais áreas: diagnóstico e tratamento, fármacos e medicamentos, medicina regenerativa e organização dos serviços de saúde, as propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 15 milhões. Cada projeto deve apresentar-se dentro de uma das seguintes Linhas Temáticas:

a) Linha 1: Inovações para a organização dos serviços de saúde. Nesta linha espera-se o desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos serviços de saúde: acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS;

b) Linha 2: Inovações em equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico. Nesta linha, as pesquisas devem buscar o desenvolvimento de dispositivos e equipamentos voltados para a saúde que se destinem a prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação;

c) Linha 3: Inovações em fármacos e medicamentos. Nesta linha espera-se o desenvolvimento de fármacos, obtidos por processos de síntese química, biológicos e extrativos; além do desenvolvimento de medicamentos sintéticos, novos ou genéricos, e de medicamentos biológicos ou biossimilares que, prioritariamente, visem atender às demandas do SUS;

d) Linha 4: Inovações em medicina regenerativa. Espera-se com esta linha o desenvolvimento de tratamentos inovadores com produtos de terapias avançadas (produtos de terapia celular, produtos de engenharia tecidual e produtos de terapia gênica constituídos por ou à base de células).

A data limite para submissão das propostas é 13 de julho. Já a divulgação do resultado será realizada no dia 10 de setembro.  

Mais informações no site http://www.cnpq.br

Acesse o edital.