Telefone
WEBMAIL
Intranet
SAPRO
SAPRO

Professor da UFRB é selecionado para a Bienal de Veneza

06.04.2017

 

O professor Ayrson Heráclito do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi um dos cinco brasileiros selecionados para a 57ª Bienal de Veneza, uma das mostras mais importantes do mundo que será aberta ao público dia 13 de maio e seguirá até 26 de novembro.

 

Heráclito vai apresentar a instalação “Os Sacudimentos: Reunião das Margens Atlânticas” durante o evento. “Em 2015, realizei dois rituais, um na Casa da Torre, sede de um grande latifúndio na Bahia, e outra na Casa dos Escravos na Ilha de Goré, no Senegal. O sacudimento é uma espécie de exorcismo que eu faço nesses dois grandes monumentos arquitetônicos, localizados nas duas margens do Atlântico ligadas ao tráfico de escravos e à própria colonização. Eu queria voltar fisicamente e poeticamente a esse passado colonial e a própria história do escravismo para refletir sobre as condições sociais do nosso presente. O ritual do sacudimento é realizado no recôncavo baiano com bastante frequência pelas pessoas ligadas a religiões de matrizes africanas”, revelou Heráclito em entrevista ao portal Arte!Brasileiro.

 

As obras do artista se destacam pela performance, fotografia e audiovisual, lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira, muitas delas, premiadas na Bahia e em festivais e bienais internacionais. Nos trabalhos do artista são encontradas referências à vida no Brasil colônia em elementos como a carne de charque, açúcar, peixe, sangue, dendê, corpo, dor, arrebatamentos, apartheids e sonhos de liberdade.

 

O professor da UFRB foi convidado para Bienal pela curadora geral da Bienal, Christine Macel. A curadora acompanhou as produções de Heráclito em exibições na África e na Europa. Antes de Heráclito, o evento teve apenas cinco representantes da Bahia: Mário Cravo Júnior, Carybé, Rubem Valentim, Juraci Dórea e Marepe.

 

Mais informações sobre a vida e obra do artista podem ser encontradas no portal do Dicionário Manoel Querino de Arte na Bahia. 

 

Confira aqui mais informações sobre a Bienal no site do evento.

 

Fonte: Agência de Notícias da UFRB.



FAPEX

Avenida Manoel Dias da Silva, 1.784
Ed. Comercial Pituba Trade - Pituba
CEP: 41.830-001 - Salvador - Bahia
Telefone: 0xx71-3183-8400
webmaster@fapex.org.br

 
 
 
  • Última Atualização Em: 27/04/2017, às 17:02:31.