Telefone
WEBMAIL
Intranet
SAPRO
SAPRO

Josicélia Dumet Fernandes é a mais nova Professora Emérita da UFBA

03.02.2017

 

A professora da Escola de Enfermagem Josicélia Dumet Fernandes é a mais nova Professora Emérita da UFBA. O título foi entregue na segunda-feira (30/01) pelo reitor João Carlos Salles, em sessão solene realizada no salão nobre da Reitoria. A cerimônia reuniu colegas de profissão, ex-alunos, amigos e familiares.

 

Josicélia Fernandes dedicou mais de 50 anos à EEUFBA, atuando na formação de gerações de enfermeiras e enfermeiros e também em atividades pesquisa e extensão, com especial interesse pela área de Enfermagem em Saúde Mental e psiquiatria. Também exerceu funções na gestão da unidade de ensino e participou ativamente da construção das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem, como membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Enfermagem da SESU/MEC.

 

O reitor João Carlos Salles explicou que a outorga do título de Professor Emérito, aprovada pelo Conselho Universitário, é uma decisão que toma como base os valores representados pela pessoa escolhida para a homenagem. “A professora Josicélia representa os valores da democracia, da inclusão social, da presença política, combatividade e inovação”, disse.

 

A professora agradeceu a homenagem recebida no momento em que a Escola de Enfermagem completa 70 anos e disse considerar que título entregue é “o mais honroso dos títulos que pode receber um professor”. Em sua fala, reafirmou seu compromisso com a categoria profissional que representa, com aa saúde da população e a diminuição das desigualdades sociais.

 

Na universidade, ela sentiu que teria a condição de responder a algumas de suas inquietações. “O que sou hoje como profissional devo a essa universidade onde passei a maior parte da minha vida”, citando experiências significativas na área da saúde mental que vivenciou no Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (HUPES) e a decisão pessoal de seguir nessa área como uma busca pela força propulsora da vida.

 

Lembrou ainda os avanços e retrocessos enfrentados ao longo de décadas de atividade profissional, as crises econômicas e políticas que atingiram o Brasil em diversos momentos históricos, e apontou conquistas na saúde com o processo de redemocratização do país e a promulgação da constituição federal de 1988. Sobre a atual crise por que passa o país, afirmou que é preciso estar alerta em defesa dos princípios e compromissos com a transformação da realidade e que a universidade tem forças para enfrentar as adversidades.

 

“A minha trajetória profissional sempre me direcionou em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do princípio da saúde como um direito do cidadão de dever do Estado”, disse a professora, para quem é necessário acreditar em uma sociedade mais justa, sustentável e sem desigualdades sociais. “Não vamos deixar apagar os nossos sonhos”, concluiu.

 

O evento contou com a participação do vice-reitor Paulo César Miguez, da ex-reitora Eliane Azevedo, da atual diretora da Escola de Enfermagem Heloniza Oliveira Gonçalves, da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Bahia, Tânia Bulcão, e das professoras da Escola de Enfermagem e ex-alunas da homenageada, Miriam Paiva e Enilda Rosendo.

 

“As suas contribuições são incontáveis. É a primeira pessoa a ser lembrada – nacionalmente e internacionalmente, quando se fala da Escola de Enfermagem da UFBA”, disse a diretora Heloniza. Amiga pessoal da professora, a ex-reitora Eliane Azevedo destacou a sua competência e dedicação ao ensino, pesquisa e extensão. A professoras Mirian Paiva e Enilda Rosendo destacaram a sua participação no processo de construção curricular na área e na implementação de um novo projeto pedagógico para a Escola.

 

Professora titular, Josicélia Fernandes exerceu a docência até a sua aposentadoria compulsória, em 2014, mas até hoje continua, com entusiasmo, a participar das atividades da Escola de Enfermagem.

 

Fonte: UFBA em Pauta



FAPEX

Avenida Manoel Dias da Silva, 1.784
Ed. Comercial Pituba Trade - Pituba
CEP: 41.830-001 - Salvador - Bahia
Telefone: 0xx71-3183-8400
webmaster@fapex.org.br

 
 
 
  • Última Atualização Em: 25/05/2017, às 09:38:24.