Telefone
WEBMAIL
Intranet
SAPRO
SAPRO

Inscrições para o Curso Livre de Cinema já atraiu quase 2 mil candidatos

15.02.2017

 

 

Participantes do cursos produzirão três curtas

 

O desejo de incentivar a experimentação audiovisual e auxiliar pessoas de qualquer segmento social na produção cinematográfica levou o Coletivo Doccional na Faculdade de Comunicação (Facom) a idealizar, no ano passado, o CLIC – Curso Livre de Cinema. Agora, com as inscrições para o processo seletivo da segunda turma abertas até 19 de fevereiro, quase 2 mil candidatos já se apresentaram para disputar uma das 30 vagas do curso.

 

Uri Menezes, um dos cinco estudantes na linha de frente do Coletivo Docccional e coordenador do CLIC, explica que a seleção “seguirá um processo cuidadoso, até porque existe a intenção de contemplar a diversidade, realizando recortes por gênero e raça e também reunindo pessoas de várias faixas etárias e com níveis diversificados de conhecimento sobre cinema”. Leonardo Reis, professor de cinema e audiovisual da Facom, que atua como coordenador acadêmico dessa iniciativa dos estudantes, acrescenta que nesse trabalho cuidadoso de seleção, feito pelos membros do coletivo, leva-se em conta também a diferença de habilidades e competências dos candidatos, e o interesse declarado de cada um nas distintas atividades que compõem uma produção de filme. “É preciso ter quem goste mais de fotografar, mas também quem prefira editar, há que misturar gente com mais experiência e gente com menos experiência, de tal modo que se consiga realizar os filmes, que se consiga os resultados práticos propostos”.

 

Uri Menezes, egresso do bacharelado interdisciplinar (BI) de Artes e hoje estudante de Produção Cultural da Facom, observa que,  além de atender a uma demanda social por mais conhecimento sobre a linguagem cinematográfica, o curso, que começará em 4 de março, também se preocupa com a inserção comercial de uma nova produção fílmica. Por isso é que, ao longo do trabalho, os estudantes terão suas habilidades estimuladas e orientadas para a produção de três filmes de curta-metragem que serão exibidos em sessão aberta ao público no final do curso, na Sala de Arte da UFBA, tal qual aconteceu com a primeira turma.

 

O projeto 

 

O CLIC é um projeto viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA com apoio financeiro do governo do estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.  Volta-se a pessoas maiores de 18 anos, provenientes de vários segmentos, mas 10 dos candidatos selecionados têm que ser vinculados à UFBA.

 

Do certificado entregues aos participantes,  no final, constará a carga horária de 100 horas-aula.  As atividades acontecerão em 3 módulos  — linguagem cinematográfica, experimentação audiovisual e realização fílmica –, com 4 encontros para cada módulo, nos quais serão feitos o planejamento e  a realização dos filmes de curta-metragem.

 

Cada grupo de 10 alunos comporá uma equipe que planejará e executará todas as fases de realização dos filmes desde o roteiro até a pós-produção, disse Menezes, explicando que, para alcançar a capacitação a fim de produzir os curtas, os participantes do CLIC receberão conhecimentos teóricos e práticos sobre história do cinema, correntes e movimentos cinematográficos,  argumento e roteiro, direção, fotografia, som, montagem, produção e preparação de elenco, direção de arte, produção e pós-produção, ministrados por professores, estudantes e realizadores de cinema e audiovisual da UFBA.

 

Na primeira edição do Curso Livre de Cinema que aconteceu de agosto a dezembro de 2016, a turma, também composta por 30 alunos, realizou em 17 de dezembro a primeira Mostra de Filmes do CLIC, com a exibição dos curtas-metragens O visitante (ficção 13min),  Avesso (ficção 10min) e  Reverb Voyeur (ficção, 10min). Curso e obras só foram viabilizadas pelo envolvimento do Coletivo Doccional em Experimentação e Pesquisa Cinematográfica, que desde 2014 reúne cerca de 12 integrantes, entre estudantes e docentes de várias áreas de pesquisa e produção em cinema na UFBA.

 

 Fonte: EdgarDigital



FAPEX

Avenida Manoel Dias da Silva, 1.784
Ed. Comercial Pituba Trade - Pituba
CEP: 41.830-001 - Salvador - Bahia
Telefone: 0xx71-3183-8400
webmaster@fapex.org.br

 
 
 
  • Última Atualização Em: 27/04/2017, às 17:02:31.