Publicado em : 22/01/2018 - Atualizado em: 22/01/2018 11:24:31

Inscrições abertas para especialização em Ciência de Dados e Big Data

As aulas começam em março de 2018.


A Especialização em Ciência de Dados e Big Data (ECD), oferecida pelo Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA), aborda  técnicas estatísticas, computacionais e matemáticas para a análise e manipulação de grandes volumes de informação, com intuito de formar cientistas de danos para atuação no setor público e privado.

Estrutura do Curso

A ECD é composta de 408 horas teórico-práticas e 62 horas destinadas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), completando de forma obrigatória 470 horas totais de curso.

Horários

As aulas serão ministradas nas quintas e sextas-feira no período noturno e aos sábados no período diurno. Serão 4h de aula por dia, completando 12h semanais. A carga horária é distribuida ao longo de 12 meses. As aulas começam em março de 2018.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado com base em análise de currículo vitae e entrevista pessoal, caso a comissão de seleção julgue necessário. Para mais informações, consulte o Edital de Seleção.

Edital e Regimento

No Regimento Interno se encontra informações acerca das inscrições e estrutura do curso e suas disciplinas, além das regras de funcionamento interno da ECD.

Bolsas de Estudo

O número total de vagas será de 35. Um total de 10% das vagas preenchidas serão gratuitas para bolsistas, sendo dada prioridade a ex-alunos dos cursos de Estatística, Ciências da Computação, Matemática e mestrado em Matemática na área de concentração em Estatística, pela Universidade Federal da Bahia. Para mais informações, consulte o Edital de Seleção de Bolsas.

Preços e Pagamento

A Especialização em Ciência de Dados e Big Data trabalha sem fins lucrativos. O valor da mensalidade é o necessário para cobrir os custos do curso. Para mais informações sobre os valores e métodos de pagamento, clique aqui.

As disciplinas são divididas em três modulos. No Módulo I são introduzidas técnicas e conceitos básicos, no Módulo II são apresentadas ferramentas intermediárias e, no Módulo 3 são abordados alguns tópicos avançados em ciência de dados e big data. Para concluir esta especialização, os alunos devem elaborar e defender um Trabalho de Conclusão de Curso, sob avaliação de banca examinadora. Para informações mais detalhadas sobre as disciplinas, clique aqui.

MÓDULO I

 Estatística Aplicada

  • Álgebra matricial e métodos numéricos
  • Programação em R e Python
  • Banco de Dados I (SQL e NoSQL)

 MÓDULO II

  • Aprendizado de máquina
  • Fundamentos de Big Data
  • Banco de Dados II (Datawarehousing)
  • Visualização de Dados

 MÓDULO III

  • Processamento massivo em paralelo
  • Inteligência Artificial
  • Reconhecimento de Padrões
  • Estudo orientado

 

Mais informações: http://www.ecd.ufba.br/

 Fonte: ECD - DEST/UFBA