Publicado em : 19/01/2018 - Atualizado em: 19/01/2018 09:00:50

IFBA faz seu primeiro registro de Desenho Industrial

A concessão do registro foi publicada na Revista de Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no nº 2454, no dia 16.01.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebeu a concessão de seu primeiro Registro de Desenho Industrial (DI) pela “configuração aplicada em suporte para telefone”, criada pelo professor Leonardo Silva Menezes, do campus Paulo Afonso.

A concessão do registro foi publicada na Revista de Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no nº 2454, na última terça-feira (16).

O desenho configura um suporte para telefone celular (tipo smartphone) ou para computadores de mão (tipo tablet) com as dimensões de tela entre 3 e 7 polegadas. “É um suporte que serve para apoiar o dispositivo eletrônico em uma mesa de forma que o celular ou tablet fique posicionado com a tela frontalmente ao usuário.  Dessa forma, pode-se fazer o uso do dispositivo apoiado no suporte, facilitando a visualização de notificações e/ou a manipulação do dispositivo”, explica Leonardo Menezes, que é professor de Mecânica. 

Para a chefe do Departamento de Inovação (Dinov) em exercício, Anete Santos, a concessão é importante porque impulsiona a geração de ideias e soluções no IFBA. “Acreditamos que será um estímulo aos demais pesquisadores no sentido de materializarem suas boas e inovadoras ideias. O IFBA como ICT* tem buscado parcerias com outras instituições e empresas. E em razão do valor econômico é possível negociar (“vender”) o direito de exploração ou ainda celebrar contratos de licença para exploração comercial, algo que o IFBA também tem interesse em concretizar”, afirma Anete Santos.

O professor, que criou o suporte a partir do incômodo de navegar nos dispositivos segurando-os com as mãos por longo tempo, pretende buscar o DINOV para as próximas etapas até a possível chegada de seu DI no mercado. “É uma grande honra ser o responsável pelo primeiro registro de DI do IFBA. Quando fui aluno de graduação em Engenharia Mecânica, no ainda CEFET-Ba, fui bastante incentivado pelos meus professores a desenvolver projetos, por isso, acabei por ingressar nesta área. Depois da concessão do registro do Suporte, espero que este seja um motor para novos projetos, mostrando à sociedade a vocação do IFBA, além de ensino de referência, na área de pesquisa”, comenta Leonardo Menezes. 

A concessão do registro tem prazo de validade de 10 anos a partir da data do depósito do pedido junto ao INPI, que foi em setembro de 2015.

 

 *Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica