Publicado em : 16/02/2018 - Atualizado em: 16/02/2018 09:02:45

UFRB e Governo divulgam material didático-pedagógico sobre Doença Falciforme

O material foi desenvolvido no ano de 2017 e é um instrumento didático-pedagógico que vem sendo trabalhado em sala de aula das escolas em todo o Estado.


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), estão divulgando a cartilha “Doença Falciforme – O papel da escola”. O material foi desenvolvido no ano de 2017 e é um instrumento didático-pedagógico que vem sendo trabalhado em sala de aula das escolas em todo o Estado.

A cartilha está disponível para download no Portal da UFRB e no site da Secretaria da Educação. Ela apresenta detalhes importantes sobre a Doença Falciforme, como os sintomas, a origem da mutação, a fisiopatologia, o papel do psicólogo, o papel da escola, a epidemiologia e a importância do autocuidado.

“Ações que difundem a saúde do estudante são sempre bem-vindas e estas devem continuar sendo ações de transversalidade. Além disso, iniciativas assim contribuem, fundamentalmente, para a formação cidadã dos nossos educandos, na medida em que eles saibam lidar com as limitações impostas pela doença falciforme, acolhendo e auxiliando seus colegas”, destaca o subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo.

O professor da UFRB, Fábio Couto, acredita que o material pode contribuir para reduzir o preconceito. “A doença falciforme é a doença genética de maior prevalência no país. O preconceito motivado pela falta de conhecimento é, hoje, o principal adversário dos educandos que vivem com a DF e está relacionado com as distorções idade-série e o aumento da evasão escolar. Muitas vezes, o estudante não consegue se manter assíduo no colégio por conta dos eventos clínicos e morbidades associadas a DF, nesse momento o professor e a escola têm papel fundamental para reverter este cenário”, aponta.

Com informações da SEC.

Fonte: UFRB