Publicado em : 14/09/2017 - Atualizado em: 14/09/2017 08:50:06

Abertas as inscrições para a IV Semana Universitária da UNILAB

A IV Semana Universitária promete discutir a internacionalização e interiorização do ensino superior, que cada vez mais se torna foco das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), do qual o projeto da instituição sede já nasceu inserido.


Propor uma reflexão na sociedade sobre o que esperar do ensino superior brasileiro e seus impactos no desenvolvimento social, cultural, político e econômico do país – esse é um dos objetivos da IV Semana Universitária, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro, nos campi da Unilab, que tem inscrições abertas  desde o dia 28/8. Por meio das Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad), a próxima edição tem como tema os “Desafios da Internacionalização e da Interiorização do Ensino Superior”.

Destinado a toda a comunidade acadêmica e ao público externo, o evento inclui palestras, minicursos, apresentações artísticas e culturais. Além disso, haverá espaço para apresentação de trabalhos, cujo prazo para submissão também está aberto desde o dia 28/8 e vai até 18 de setembro. Os candidatos devem enviar resumo simples ou expandido pelo sistema da Unilab, nas categorias específicas dos encontros ou da mostra da vida estudantil, de acordo com as normas do evento, e respeitando o cronograma estabelecido pela coordenação organizadora. Todos os resumos aprovados serão publicados nos anais da IV Semana Universitária. Quanto às apresentações, elas serão realizadas na categoria de pôster ou apresentação oral.

A IV Semana Universitária promete discutir a internacionalização e interiorização do ensino superior, que cada vez mais se torna foco das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), do qual o projeto da instituição sede já nasceu inserido. Como indica o art. 2º, da Lei nº 12.289/2010, que criou a Unilab, a sua missão é a formação de “recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, especialmente os países africanos”, além da promoção do “desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional”.

“A Semana Universitária representa um espaço de reafirmação do compromisso da Unilab, enquanto IFES, em produzir conhecimento respeitando as diferenças e a diversidade de saberes, culturas e experiências, convidando a sociedade a unir-se a seus servidores técnico-administrativos, docentes e discentes por meio das atividades propostas”, afirma a comissão organizadora, que investe no debate como um exemplo de democratização, possibilitando a troca de conhecimentos, saberes, culturas e práticas/ações sociais a partir da diversidade de sujeitos que circulam dentro e fora das instituições universitárias.

Para outras informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, um e-mail pode ser enviado ao endereço semuni@unilab.edu.br

Fonte: Site da UNILAB.