Publicado em : 22/09/2017 - Atualizado em: 22/09/2017 10:23:58

Eloss/Unilab lança livro em parceria com UFPA, Uni-CV e UMinho

A publicação se estrutura em três grandes eixos – Diálogos Sul-Sul, Norte-Sul e Cooperação Acadêmica em Foco; Ensino Superior, Internacionalização e Cooperação Sul-Sul; Educação Superior, Políticas Institucionais, Cooperação e Interculturalidade.


O Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss) organizou o livro Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul. A obra é liderada por pesquisadores de três países – Brasil, Cabo Verde e Portugal – e de quatro universidades parceiras – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e Universidade do Minho (UMinho/Portugal).

A publicação se estrutura em três grandes eixos – Diálogos Sul-Sul, Norte-Sul e Cooperação Acadêmica em Foco; Ensino Superior, Internacionalização e Cooperação Sul-Sul; Educação Superior, Políticas Institucionais, Cooperação e Interculturalidade – e contempla artigos resultantes de pesquisas com múltiplos enfoques teóricos e metodológicos.

A organização do livro ficou a cargo de Jacqueline Freire (Eloss/Unilab), Bartolomeu Lopes (Uni-CV), José Augusto Pacheco (UMinho) e Marcelo Baptista-Galvão (UFPA) e Jacqueline, docente da Unilab, destacou a construção coletiva da obra. “Autores de diversas instituições dos diferentes países irmanaram-se na construção coletiva da obra, autofinanciada, motivados pela compreensão de que é importante e há necessidade de aprofundamento de debates sobre a educação superior no contexto da cooperação Sul-Sul, de partilha de experiências, de circulação de ideias e produção de conhecimentos. Docentes e técnico-administrativos da Unilab também participaram da obra”, sublinhou, assim como agradeceu o apoio da reitora da Uni-CV, Judith Medina, e da diretora do Serviço de Edições, Elizabeth Coutinho.

O livro resulta do Grupo de Trabalho 75, liderado pelo Eloss, no XII Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (Conlab), ocorrido em 2015, com o tema “Imaginar e repensar o social: desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois”. Essa edição do Conlab foi a primeira realizada a partir da criação da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSHLP), que apoiou desde o início a publicação do livro.

“A parceria das universidades e pesquisadores partícipes da obra com as Edições da Uni-CV e da UFPA traduz o sentido do livro: o fortalecimento da cooperação Sul-Sul na perspectiva de que o conhecimento tem potencial transformador”, destacou Jacqueline.

O livro está disponível para download gratuito.

Fonte: Site da UNILAB.