Publicado em : 15/08/2017 - Atualizado em: 15/08/2017 16:24:43

Milton Porsani recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Geofísica

Milton Porsani, professor do IGEO/UFBA, recebeu em 2 de agosto, durante o 15º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), o Prêmio Nero Passos, em reconhecimento à qualidade de suas contribuições acadêmicas.


Milton Porsani, professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, recebeu em 2 de agosto, durante o 15º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), o Prêmio Nero Passos, em reconhecimento à qualidade de suas contribuições acadêmicas.

“A indicação de meu nome causou-me alguma surpresa, mas também me deixou feliz pelo reconhecimento do trabalho de educador e pesquisador da área de geociências que realizo junto à Universidade Federal da Bahia, desde 1990, ou mesmo, desde 1982, quando cheguei a Salvador e iniciei o doutorado em geofísica no IGEO/UFBA”, comenta Porsani.

Formado em geologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Milton Porsani tem um pós-doutoramento no Instituto de Geofísica da Universidade do Texas e, desde 2000, é professor titular na disciplina Exploração de Petróleo na UFBA. E em 2009, passou a coordenar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geofísica do Petróleo do CNPq (INCT-GP/CNPq).

“Eu me dei conta de que não era mais jovem e que o tempo passa rápido demais. Essa premiação despertou ainda lembranças muitas, de locais e fatos da trajetória acadêmica, dos sucessos e insucessos, e um sentimento de gratidão e reverência a professores e pessoas singulares, que foram importantes na minha formação acadêmica e moral”, comenta Porsani.

“Porsani há muito se destaca como professor e produtor de novos conhecimentos científicos em Geofísica Aplicada”, comentou o professor Olivar Antônio de Lima, titular aposentado da UFBA. Olivar também comenta com que “o prêmio homenageia o papel dele na formação de geofísicos, em nível de graduação e pós-graduação, para atuar nas academias e empresas de exploração mineral, petróleo e água subterrânea do país.”

Fonte: Edgardigital.