Publicado em : 06/12/2018 - Atualizado em: 06/12/2018 15:00:38

Professor Sérgio Ferreira recebe comenda de Ordem Nacional do Mérito

A Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico destina-se a homenagear personalidades que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e se destacado por suas qualidades intelectuais, acadêmicas e morais.


“A ciência pode mudar o futuro do Brasil”, afirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante a entrega de diplomas e insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico, no dia 5/12, em Brasília. Na cerimônia, foram agraciadas personalidades que não puderam receber as honrarias em outubro deste ano, a exemplo do químico Sérgio Luís Costa Ferreira, cientista da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Agraciado na categoria Comendador, o professor Sérgio Luís Costa Ferreira possui graduação e mestrado em Química, pela UFBA (1979/1984) e doutorado em Química Analítica Inorgânica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990).  É Professor Titular da UFBA, foi Vice-Diretor do Instituto de Química e Coordenador do Programa de Pós-Graduação deste Instituto por 4 anos. É Editor Associado da revista científica MICROCHEMICAL JOURNAL e membro do corpo editorial das revistas APPLIED SPECTROSCOPY REVIEWS e AMERICAN JOURNAL OF ADVANCED FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY.

O Professor Sérgio Ferreira tem mais de 220 artigos publicados, com mais de 7500 citações e Índice H igual a 49, sendo que em 2015 foi agraciado com o Prêmio CAPES/Elsevier, por produção científica qualificada. Dentre outras atividades, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2011, Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq - 1A e representante da Comunidade de Pesquisadores da UFBA, no Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX).

A Honraria

A Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico foi instituída pelo Decreto nº 772/1993 e se tornou a mais importante condecoração do setor público na área científica do país. Destina-se a homenagear personalidades que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e se destacado por suas qualidades intelectuais, acadêmicas e morais.

Os laureados deste ano foram escolhidos por uma comissão técnica constituída por nove membros designados pelo chanceler da Ordem – ministro Gilberto Kassab –, pela ABC e pela SBPC. O grupo selecionou pesquisadores nas áreas de ciências biológicas, ciências biomédicas, ciências da terra, ciências matemáticas, ciências agrárias, química, matemática, ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências tecnológicas e engenharias.

A FAPEX parabeniza o nosso Comendador pela referida honraria, e se sente orgulhosa de poder contar com esse brilhante Pesquisador no seu Conselho Deliberativo.

Fonte: MCTIC